terça-feira, 3 de março de 2009

AZAR DA ZARA


Há duas décadas atrás as mulheres portuguesas,especialmente as jovens,quando queriam comprar um "trapinho" mais à moda e a preços acessiveis não tinham outra alternativa que não fosse meterem-se num carro e irem a Badajoz comprar no El Corte Inglês ou nos armazens dos Preciados.
Felizmente tudo isto muda depois do sucesso que foi a inauguração do Shopping das Amoreiras,seguida pela abertura da loja Zara da esquina mesmo em frente à sua porta.Como um rastilho de polvora estas lojas originalmente espanholas,espalharam-se por todo o Mundo,onde já estão representadas em 70 Países com mais de mil lojas, cem das quais em Portugal.
Passei recentemente à porta do Shopping das Amoreiras e deparei-me com uma cena verdadeiramente preocupante.A grande loja da Zara em frente tinha fechado e no seu lugar estava uma loja vazia para alugar com 900m2 de area.
- Sinais da crise! - dirão alguns - crise é uma coisa, catastofre financeira é outra. Se uma organização desta dimensão Mundial, verga-se à crise e não consegue manter aberta uma das suas principais lojas, verdadeiro ex-libris da marca em Portugal, é porque as coisas devem estar bem pior do que a gente pensa.
Como é que então se vão aguentar as nossas grandes industrias de texteis e o comercio de retalho que depende delas? Igual raciocinio se puderá também fazer para a nossa tradicional industria de calçado, dois dos pilares que tem equilibrado a nossa Balança de Pagamentos atraves das exportações para todos os mercados internacionais.
Assim se compreende que todas as semanas estejam fábricas a fechar por esse País fora com os consequentes despedimentos colectivos que engrossam trágicamente as estatisticas do numero de desempregados que já alcançou a fasquia de 8%. Não tardará muito para alcançar-mos os trágicos numeros da nossa vizinha Espanha que já vai nos 14%.
É A CRISE! Qual crise? A provocada pelos "crach" dos mercados financeiros por via do roubo e vigarice que os banqueiros milionários fizeram impunemente a que chamaram de Sub-Prime?
Será que com a falta de dinheiro as pessoas passaram a andar nuas e descalças? Ou não será antes por causa dos trágicos acordos que a CEE assinou com a China que lhes permite inundar os nossos mercados com mercadorias ao preço da chuva confeccionadas com mão de obra escrava?
AZAR DA ZARA! AZAR DE TODOS NÓS...

1 comentário:

  1. seria bombastico...mas não me parece q o fecho desta loja tenha relação com a crise... Deve ir abrir dentro de um dos centro comerciais limitrofes, onde possa fazer horário das 9 às 23h ...

    ResponderEliminar