segunda-feira, 16 de março de 2009

RESISTÊNCIA PASSIVA


-UM CONTO DE FADAS NA TERRA DE "QUEM QUER SER BILIONÁRIO" O personagem que se vê na primeira foto em cima, ricamente trajado a ouro e pedras preciosas, sentado num trono a condizer, é um dos muitos Maharajás que na primeira metade do século XX, conjuntamente com o poder magestático do Império Britanico, dominavam e escravizavam o Povo Indiano.
O personagem que se vê na segunda foto em cima, quase nú trajando apenas uma espécie de "tanga" feita de algodão branco que ele mesmo tecia na roda do tear que se vê na foto é o Mahatma Ghandi, que trocou o curso de advocacia tirado em Londres pelo humilde lugar de Pacifista, que defendendo a filósofia da Resistência Passiva, consegiu levar o Povo Indiano a libertar-se da escravidão que lhe era imposta pelos personagens aqui referidos, até à proclamação da Independencia em 1947.
O QUE É A RESISTÊNCIA PASSIVA? - Para Ghandi era levar a resistência contra o opressor até às últimas consequências sem nunca recorrer à violência, nem que para isso ficassem de "tanga" ao ponto de o adversário ficar incapacitado de continuar com a opressão devido à completa inoperância dos mecanismos repressores. - Para mim, adaptando-a aos opressores dos tempos modernos que tomaram lugar dos Britanicos e dos Maharajás, ou seja o Governo e a Banca, que estão a pôr todos de "tanga",é levar a Resistência contra este novo opressor até às últimas consequências, também sem nunca recorrer à violência, ao ponto de o novo adversário ficar também incapacitado de continuar com a opressão devido à completa inoperância dos mecanismos repressores, que neste caso são a completa falha do Poder Judicial que é incapaz de resolver a mais infima querela apresentada à Justiça em menos de uma meia dúzia de anos.
Tu que trabalhaste toda uma vida e que agora te apróximavas a olhos vistos da reforma quando foste despedido sem qualquer compensação ou razão, que não seja a do patrão preferir encerrar o negócio do que enfrentar a crise com a cara e a coragem; Tu que foste receber ao Fundo de Desemprego um miseravel salário minimo e que pela tua idade sabes que nunca mais vais conseguir outro emprego, pelo que irás passar fome quando acabar o subsidio até atingires os 65 anos da idade da reforma; Tu que sabes que não vais conseguir honrar os teus compromissos apenas com o salário da tua companheira/o ao ponto de já teres pensado em aceitar uma das muitas VIGARICES que são as ofertas de crédito fácil e imediato, em que a publicidade enganosa dos opressores te desafiam a juntar todas as tuas dividas numa única, com juros e condições de agiota; Tu que por muito que tentes te enganar sabes que no final também não vais conseguir pagar as prestações desta nova divida, e que embora te tenhas livrado da pressão das prestações do cartão de crédito e outras, vais acabar por vêr penhorado o ordenado da tua companheira/o, o teu carro,o teu plasma e por último a tua própria casa, correndo o risco de ficares completamente de "tanga" e a morar debaixo de um viaduto ao relento; tu que te identificaste total ou parcialmente com este cenário, és na realidade o verdadeiro destinatário desta minha mensagem de Resistência Passiva, pelo que te deixo alguns conselhos úteis:
Primeiro: Divorcia-te imediatamente de modo que a vossa casa seja atribuida como morada de familia à outra parte. Em paralelo, mesmo que as condições de compra proibam determinantemente o aluguer da casa, faz um contrato de arrendamento com uma renda simbólica que tenha como inquilina/o a tua companheira/o, e regista devidamente esse contrato nas Finanças e se possivel faz com que fique em anexo ao processo de divórcio.
Segundo: Vende todos os bens imóveis e móveis que estejam em teu nome a favor da tua companheira/o, agora ex mulher/marido, com contratos e recibos inequivocos com os registos que forem devidos.
Terceiro: Procura de imediato uma nova actividade remunerada, seja ela qual for, em que sejas pago por baixo da cortina, não esquecendo que estes pagamentos deverão ser sempre efectuados em notas e não em cheques, pois, aliás, nesta altura deves manter todas as tuas contas bancárias a zeros.
Quarto: SUSPENDE de imediato todos os pagamentos de prestações de qualquer tipo, sejam elas as da compra da casa, do carro ou dos cartões de crédito, sem receios das consequências futuras.
Quinto: Prepara-te emocionalmente e socialmente para um dia vires a ser declarado como INSOLVENTE, ou seja o equivalente à falência das empresas mas numa pessoa fisica.
Conclusão: Como ordenados ou subsidios inferiores ou iguais a um salário minimo são impenhoraveis nos termos da Lei; como não és mais proprietário de coisa alguma pelo que nada tens para dar em penhora em qualquer processo que seja movido contra ti, o mesmo fica por natureza resolvido e arquivado; como a casa onde moras já não é mais tua, mas sim da tua ex mulher/marido, a qual lhe foi atribuida por Sentença de um Juiz do Tribunal de Familia, já para não falar que a mesma dispõe de um contrato de arrendamento pelo que será sempre uma "terceira de boa fé"em qualquer ação de despejo que tentem contra ela, ação esta que demorará sempre entre 5 a 10 anos para chegar ao fim, fora os recursos suspensivos à Relação e ao Supremo; como o pior que te pode vir acontecer é seres declarado como insolvente,( o que não dói ), nem sequer é vergonhoso nos tempos que correm; como se seguires todos estes meus conselhos continuarás a viver feliz com o teu amor e demais familia na mesma casa, provavelmente num carro menor porque o outro não conseguiste transferir a propriedade por ainda não estar pago, a assistires televisão no mesmo plasma sentado no mesmo cadeirão e, mais importante ainda, A RIRES NA CARA DOS TEUS CREDORES OPRESSORES.
Alternativas: Apenas uma. A de desesperares e não fazeres nada, ou pior ainda enterrares-te cada vez mais na vã tentativa de contraíres mais emprestimos para pagares aqueles que já não conseguias pagar, o que imperetrivelmente acabará por te deixar de "tanga".
PS: É CLARO QUE ESTES CONSELHOS SÓ SÃO VÁLIDOS NA "INDÍA", POIS EM PORTUGAL SERIAM UMA INSITAÇÃO AO CRIME!


3 comentários:

  1. Mesmo que seja só na "India" não custa tentar em Portugal,da forma como os nossos Tribunais estão,com processos a fazer monte e toda a demora que se faz sentir neste Pais (Portugal)de faz de conta. A comerçar pelo Governo,administradores de bancos,porque não,nós também tentarmos a nossa sorte?!O MUNDO É DOS ESPERTOS

    ResponderEliminar
  2. Isto servir também para Portugal não fui eu que disse mas sim o anónimo.
    Eu era incapaz de dizer uma barbaridade dessas em relação ao nosso queridissimo País que tão bem nos tem tratado.
    Eu estou é super preocupado com os problemas do bilião de pessoas que moram no País de quem quer ser bilionário.

    ResponderEliminar
  3. Pois.. pois... Mas que a idéia é boa é...Porque não tentar? Perdido por cem....

    ResponderEliminar