quarta-feira, 25 de março de 2009

LARANJA MECÂNICA

Antes do CAPITALISMO os meios de produção, ou seja quem trabalha, não tinham como escoar ou comercializar o fruto do seu trabalho. Assim, como consequência, apareceram os mercados regulamentados por uma única lei, A DA OFERTA E DA PROCURA.
Com este exemplo vou tentar dar uma explicação mais acessivel: Imagine-se um grupo de agricultores que trabalham num laranjal, semeando-as, tratando delas, colhendo-as, para depois as vender muito gordinhas e redondinhas, sumarentas de cor bem alaranjada, aos comerciantes que as vêem buscar e carregar para o mercado.( ACTIVIDADE PRIMÁRIA/PRODUÇÃO).
No mercado as laranjas que foram compradas a 10 dinheiro$ o kg são então vendidas para os grossistas a 20 dinheiro$ o kg. Estes depois de as arrumarem todas empilhadinhas e muito bem apresentadas, embalando-as em caixas próprias aprovadas pela CE, promovendo assim à transformação ou industrialização do produto, vendem-nas para os feirantes ambulantes a 40 dinheiro$ o kg. (ACTIVIDADE SECUNDÁRIA/TRANSFORMAÇÃO).
Por último, estes feirantes ambulantes montam a sua BANCA num MERCADO próprio e APREGOAM o produto em alta voz, enaltecendo exageradamente as qualidades do mesmo, começando por marcar o preço no inicio a 100 dinheiro$ o kg, alterando esta marcação para cima ou para baixo ao longo do dia, consoante for maior a oferta ou a procura,(ACTIVIDADE TERCEARIA/COMERCIO OU SERVIÇOS).

-"Ora porra para as laranjas! Este gajo deve pensar que somos todos analfabetos e que precisamos de um exemplo tão infantil!- Certamente estarão vocês a dizer sem perceberem porque é que eu recorri a algo tão óbvio para explicar o elementar funcionamento dos MERCADOS, ou BOLSAS, com as suas BANCAS ou BANCOS.

Imaginem então agora que para além do EXAGERADO LUCRO mais de 10 vezes superior ao preço original, mas que todos nós aceitamos como um mal necessário do CAPITALISMO, algures neste longo e tortuoso caminho entre o PRODUTOR e o CONSUMIDOR, acontece algo que todos desconheciamos por ser feito à SUCAPA por pessoas SEM ESCRÚPULOS. Essas retiravam a maior parte do SUMO das laranjas, metódicamente e sistematicamente, sangrando-as por metodos obscuros para o venderem ás indústrias da especialidade, ENRIQUECENDO assim em tempo recorde sem que os MERCADOS tenham tido tempo de se aperceberem que estavam a vender e a comprar laranjas secas e adulteradas, no lugar das sumarentas e doces a condizerem com o aspecto visual exterior ou PÚBLICO.

Este exemplo demonstra bem o que aconteceu com a nossa SOCIDADE CAPITALISTA, suportada em mercados ou BOLSAS, que transacionam diáriamente milhões de AÇÕES (laranjas) a preços que oscilam em ALTA ou em BAIXA, consuante não só os REAIS CUSTOS que honeram os produtos que correspondem às AÇÕES como também a quantidade de pedidos de COMPRA ou ordens de VENDA. ( LEI DA OFERTA E DA PROCURA).
O que os mercados ou BOLSAS e respectivos REGULADORES não sabiam,(ou fingiam que não sabiam), era da existência das ACTIVIDADES ILEGAIS E CRIMINOSAS destas PESSOAS SEM ESCRÚPULOS, que ROUBAVAM indescriminadamente o sumo ou REAL VALOR das AÇÕES para ENRIQUECIMENTO PRÓPRIO ESCANDALOSO.
Felizmente um dia tudo veio ao de cima e os MERCADOS acordaram para esta triste realidade, descobrindo que andavam à muito a comprar GATO POR LEBRE. Instalou-se o PÂNICO generalizado em Wall Strett e consequêntemente nas BOLSAS em todo o Mundo. O valor das AÇÕES despencou vertiginosamente chegando a atingir preços inferiores ao seu valor facial. Chamaram-lhes então PRODUTOS TÓXICOS e tentaram fugir deles "como o Diabo foge da cruz". Houve falências em cascata, inclusivé dos maiores Bancos e Companhias de Seguros que sempre serviram de referencia como modelos de solidez e liquidez. O dinheiro desapareceu do MERCADO não se sabendo para onde foi. Os Governos desorientados tentaram intervir injectando biliões de dólares numa vã tentativa de tentar salvar essas Instituições Financeiras. Esses biliões tiveram o mesmo caminho dos anteriores e desapareceram também, provavelmente para os bolsos das tais PESSOAS SEM ESCRÚPULOS, sobe a forma de destribuição de falsos lucros ou dividendos ou até mesmo de atribuições de bónus escandalosos aos administradores ou gestores das Instituições Financeiras, que são precisamente as PESSOAS SEM ESCRÚPULOS responsáveis pelo roubo e desaparecimento do CAPITAL.

CAPITAL! É precisamente nesta palavra que está o problma. À volta dela construiu-se o CAPITALISMO, sistema que fica agora provado que não satisfaz ou pior ainda que é responsavel pela actual tragédia que o Mundo enfrenta nesta crise financeira sem precedentes.
É tudo uma questão de MECÂNISMOS financeiros de como organizar as transações dos bens de produção e de consumo que estão na base de uma Sociedade Civilizada.
O CAPITAL JÁ PROVOU QUE NÃO SERVE...
PORQUE NÃO EXPERIMENTAR AGORA COM AS LARANJAS?!
É tudo uma questão de criar um novo MECÂNISMO, deixando FALIR os responsaveis e tentar salvar os pequenos aforradores ou seja o público em geral.
-Abaixo o CAPITALISMO! - VIVA A LARANJA MECÂNICA!

Sem comentários:

Enviar um comentário