sexta-feira, 6 de março de 2009

ASSASSINIO ARQUITECTÓNICO



A Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações foi na última década o verdadeiro ex libris da cidade de Lisboa. As suas elegantes linhas esguias e tubolares deliciavam o olhar dos visitantes de Lisboa ainda mesmo ao atravessarem a Ponte do mesmo nome.
Hoje fui tomar um café ao Parque das Nações e logo à entrada tive um choque visual e cultural. Em vez da imagem da já nossa querida Torre a que nos habituamos, vi uma amalgama de ferros retorcidos que se fundiam contra o azul do Rio numa massa disforme de betão.
Não! Não era uma infeliz ilusão de óptica,mas sim uma prova real do mau gosto à portuguesa, conjuntamente com a completa inoperancia do nosso Ministério da Cultura, incapaz de proteger o nosso património arquitectónico.
Com a Expo 98 a imagem do Sky Line de Lisboa que percorreu o Mundo, deixou de ser a vista que se tem do Rio, sobre o Castelo rodeado pelo castiço casario de Alfama, mas sim a moderna e arejada visão de uma cidade futurista onde subressãem de imediato a Ocidente os espigões das Torres S. Gabriel e S. Rafael a ladearem a gigante carapaça de tartaruga do Pavilhão Atlântico e a Oriente duas belissimas estruturas metálicas aerodinâmicas que são o tabuleiro suspenso da Ponte Vasco da Gama em harmonia total com a Torre de idêntico nome.
Infelizmente não mais existirá esta imagem que tanto nos promoveu turisticamente pelo Mundo fora, só comparavél à imagem do Século XXII da cidade do Dubai, onde o milagre dos petro-dólares transformou um deserto num oásis de betão, aço e vidro. De futuro quando olhar-mos para o lugar onde estava a elegante estrutura de tubos circulares não mais a veremos, mais sim uma sinistra mancha de betão a que corresponderá o edificio do hotel Sana, agora em construção.
PODEREMOS SEMPRE RECORDAR A NOSSA TORRE NA CIDADE DO DUBAI, com a vantagem de ser de dimensões bem maiores. Esperemos que nos apareça no Barein um louco de um Xeique que resolva construir uma réplica da Torre de Belém,antes que os génios que nos governam acabem com ela...

Sem comentários:

Enviar um comentário