sexta-feira, 20 de março de 2009

CALIFADO DE CÓRDOBA


Hoje começou a Primavera exactamente à mesma hora em que atravessavamos a fronteira para entrar em Espanha, ou seja às 11.45h de Portugal, 12.45h de Espanha.
Mal ouvi no boletim meteriologico que o tempo de Verao ia mudar, fugi imediatamente para o Sul de Espanha. Almoçar em Córdoba e dormir em Granada, depois de ter atravessado toda a Estremadura Espanhola e toda a Andaluzia, é um passeio que vale bem a pena pela beleza e diversidade da paisagem.
Nas fotos o exterior e o interior da Mesquita/Catedral de Córdoba. Monumento de uma imponencia impressionante, começado a construir acerca de 1300 anos atrás, quando Córdoba era a sede do Califado Árabe ou Mouro que reinava sobre metade da Peninsula Iberica. Os reinos cristaos de Navarra, Leao, Aragao e Castela, ainda ensaiavam os primeiros passos, e o reino de Portugal ainda precisava de mais 350 anos para existir.
Nós portugueses achamos que esta terra a quem chamamos de Portugal é nossa só porque habitamos nela à mais de 800 anos, assim como os espanhóis chamam à sua terra de Espanha. Nao podiamos estar mais errados pois se nós vivemos nela à 8 séculos, os Árabes a quem chamamos de Mouros, habitaram nela antes de nós por outros tantos 8 séculos. A expançao Árabe começou logo a seguir ao Profeta Mahomé no século VII ter criado uma nova religiao chamada de Islamismo e os seus seguidores Muçulmanos partiram de imediato em todas as direçoes afim de converterem aqueles que chamavam de infieis por profeçarem outras religioes como o Cristianismo, o Judaismo e outras que tais.
A expançao Árabe alcançou a Oriente as longuinquas paragens da Pérsia ( hoje Irao), o norte da India atraves das caravanas que atravessavam os desertos, e por via maritima alcançaram terras ainda mais remotas como as Ilhas da Indónesia. Para Ocidente atravessarm o escaldante deserto do Sahara para além das actuais Argélia, Tunisia e Marrocos, descendo para Sul até ao Senegal e Guiné, e subindo para Norte atraves do Estreito de Gibralter para a Peninsula Iberica. Ali, subiram o Rio Guadalquivir, fundaram a Cidade de Sevilha para acabarem por se instalarem em Córdoba, onde construiram Palácios para o Califa, dignos das mil e uma noites de Bagda e a já referida magestosa Mesquita que compete bem com as outras jóias da arquitectura religiosa Árabe como Santa Sofia ou a Mesquita Azul em Istanbul.
Mas quem é que me manda a mim armar em vosso professor de História? vao mas é ao Google pesquisar se estiveram interessados em saber mais, porque eu vou-me deitar para descançar deste dia maravilhoso mas cansativo.
- E VIVA A PRIMAVERA!

Sem comentários:

Enviar um comentário