segunda-feira, 9 de março de 2009

DEDICA-TE À PESCA


"DEDICA-TE À PESCA!" É o que se costuma dizer às pessoas que não fazem nada porque não sabem ou porque não podem, como é o caso do desemprego na actual crise.
" Dá-lhe a cana de pesca e ensina-o a pescar em vez de lhe dar o peixe". É outro dito popular que significa que a melhor maneira de ajudar é dar às pessoas novos conhecimentos e novas tecnologias para arranjar emprego em vez de lhes dar o ordenado sem fazerem nada.
A SOLITUDE DA CANA DE PESCA NA PRAIA DESERTA,( foto em cima), exemplifica bem o que ficou dito, e ainda vai mais longe. O pescador montou a cana no meio do nada e ficará muito admirado quando nada encontrar no final do dia.
Não há duvida que por muitos defeitos que este governo tenha, tem procurado soluções futuras que permitam aos novos desempregados tentar enfrentar a crise. Criou um gigantesco Plano Tecnologico, onde podem aprender a pescar, ou seja permitir aos trabalhadores que estão no fundo de desemprego tirarem Cursos de aprendizagem de novas tecnologias que eventualmente lhes abrirá o leque de novas oportunidades. Deu-lhes também a cana de pesca ou seja as ferramentas necessárias para as ações anteriores, nomeadamente o alargamento do acesso à banda larga e a vulgarização da obtenção de computadores individuais para quem estiver a estudar em qualquer idade.
É claro que isto por si só não chega, pois também é necessário que haja peixe no mar. Assim estão a ser também providenciados novos projectos de apoios financeiros às pequenas e medias empresas, conjuntamente com as avultadas injecções de capital na Banca que impediu o colapso do nosso sistema financeiro,à imagem ao nosso nivel do que fez o Federal Reserve e o Banco Central Europeu.
Outros Paises houve que não tiveram capacidade de resposta, como a Islândia, e foram à falência. Outros ainda demoraram a reagir como a Irlanda e Paises de Leste, e andam agora " ao tio ao tio" a tentarem evitar a banca rota. Há ainda também grandes Paises como a nossa vizinha Espanha que tomaram as providências que julgaram necessárias,que pelos vistos foram insuficientes pois o nivel de desemprego já ronda os 14% enquanto nós por cá ainda nos aguentamos nos 8%, que mesmo assim são desempregados pa caraças.
- "Então deve haver um contentamento consensual e generalizado entre os Partidos e os Sindicatos portugueses?!" - é a pergunta que se impõe. Por muito estranho que possa parecer não é isso que acontece. Quanto aos Partidos os da esquerda vociferam com a Kassete do costume, enquanto à direita a Dama do Martini e o Paulinho das Feiras " falam, falam e não dizem nada". Quanto aos Sindicatos continuam a não cair na real, promovendo greves desajustadas por "dá cá aquela palha",( como é o caso dos professores que não querem ser avaliados) e exigem do Governo subsidios por tudo e por nada, como se este tivesse um cofre sem fundo.
- DÁ-LHES A CANA E ENSINA-OS A PESCAR! JÁ TÊM A CANA, JÁ FOI ENSINADO A PESCAR, JÁ FOI POSTO PEIXE NO MAR, MAS ELES SÓ QUEREM QUE LHES LEVEM O PEIXE À BOCA! SOMOS UM PAIS DE SUBSIDIO-DEPENDENTES...
OLHEM! DEDIQUEM-SE À PESCA!

Sem comentários:

Enviar um comentário