Há duas décadas atrás as mulheres portuguesas,especialmente as jovens,quando queriam comprar um "trapinho" mais à moda e a preços acessiveis não tinham outra alternativa que não fosse meterem-se num carro e irem a Badajoz comprar no El Corte Inglês ou nos armazens dos Preciados.
Felizmente tudo isto muda depois do sucesso que foi a inauguração do Shopping das Amoreiras,seguida pela abertura da loja Zara da esquina mesmo em frente à sua porta.Como um rastilho de polvora estas lojas originalmente espanholas,espalharam-se por todo o Mundo,onde já estão representadas em 70 Países com mais de mil lojas, cem das quais em Portugal.
Passei recentemente à porta do Shopping das Amoreiras e deparei-me com uma cena verdadeiramente preocupante.A grande loja da Zara em frente tinha fechado e no seu lugar estava uma loja vazia para alugar com 900m2 de area.
- Sinais da crise! - dirão alguns - crise é uma coisa, catastofre financeira é outra. Se uma organização desta dimensão Mundial, verga-se à crise e não consegue manter aberta uma das suas principais lojas, verdadeiro ex-libris da marca em Portugal, é porque as coisas devem estar bem pior do que a gente pensa.
Como é que então se vão aguentar as nossas grandes industrias de texteis e o comercio de retalho que depende delas? Igual raciocinio se puderá também fazer para a nossa tradicional industria de calçado, dois dos pilares que tem equilibrado a nossa Balança de Pagamentos atraves das exportações para todos os mercados internacionais.
Assim se compreende que todas as semanas estejam fábricas a fechar por esse País fora com os consequentes despedimentos colectivos que engrossam trágicamente as estatisticas do numero de desempregados que já alcançou a fasquia de 8%. Não tardará muito para alcançar-mos os trágicos numeros da nossa vizinha Espanha que já vai nos 14%.
É A CRISE! Qual crise? A provocada pelos "crach" dos mercados financeiros por via do roubo e vigarice que os banqueiros milionários fizeram impunemente a que chamaram de Sub-Prime?
Será que com a falta de dinheiro as pessoas passaram a andar nuas e descalças? Ou não será antes por causa dos trágicos acordos que a CEE assinou com a China que lhes permite inundar os nossos mercados com mercadorias ao preço da chuva confeccionadas com mão de obra escrava?
AZAR DA ZARA! AZAR DE TODOS NÓS...
seria bombastico...mas não me parece q o fecho desta loja tenha relação com a crise... Deve ir abrir dentro de um dos centro comerciais limitrofes, onde possa fazer horário das 9 às 23h ...
ResponderEliminar