terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

YES WE CAN


Eu tinha prometido a mim mesmo que iria resistir á tentação simplista de alimentar este blog com comentários politicos afim de poder manter o propósito inicial de que o Blague na Madrugada possa ser um espaço eclético onde se fala de tudo e de todos, para dizer bem ou mal mas sem qualquer compromisso com ninguém.
Depois das ultimas intervenções desde os Barbudos até ao Hugo Chavéz,passando pelo nosso Primeiro,( Ministro e não Sargento), de cariz essencialmente politico e socializante,não podia passar para outros temas sem abordar a eleição do novo Presidente do Mundo, Barack Obama, para além do texto ridicularizante e racista que publiquei no dia da sua eleição.
Ao ouvir o seu discurso da vitória com voz pausada e olhar que transmitia toda a confiança que lhe vai na alma, à imagem dos demais cidadãos do Mundo, eu fiquei sensibilizado e empolgado ao mesmo tempo,sem saber se era devido a tanta ingenuidade ou se ainda havia em mim uma réstia de esperança para a Humanidade. Talvez tenha sido assim que se sentiram os Apóstolos ao ouvirem Jesus Cristo proferir o Sermão da Montanha. Se no final Obama encerrasse com a frase "OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO...",eu não me surpreenderia, tal era a similaridade dos sonhos propagados em ambos os sermões.
Cristo foi o primeiro a vir dizer que todos os homens, como filhos de Deus,são livres. Na Revolução Francesa foi acrescentado que além de livres todos os homens são iguais. Marx acaba por acrescentar que além de livres e iguais,têem os mesmos direitos sem quaisquer excepções.As ideias socialistas, ( inclusivé as comunistas),tentam por em pratica estes axiomas. A constituição Americana também os professa, embora na pratica isso não passe de uma mera ilusão,pois ela é seguida por uma Sociedade onde impera um Capitalismo selvagem, em que os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.
A administração do anterior inquilino da Casa Branca,Sr. W. Bush, que "para burro só lhe faltam as penas", foi o melhor exemplo do que acabei de dizer. Com a sua politica do Eixo do Mal, dividindo o Mundo nos que estão com ele e os que estão contra ele, não admitindo qualquer outra alternativa intermedia, fez retroceder a America aos tempos do Farwest prometendo recompensas pelas capturas dos inimigos vivos ou mortos. O proteccionismo que foi dado à ganância do capital,nomeadamente em Wall Street à banca e promotores imobiliários, incentivou o inadmissível crime da especulação do sub prime e a consequente catastrofe financeira actual.
- YES WE CAN! É esta a mensagem de esperança que um simples Afro-Americano, descendente de imigrantes oriundos de uma das regiões mais pobres do Globo,veio trazer a uma Sociedade das mais racista e injusta de que há memória...

3 comentários:

  1. QUANDO SERÁ QUE O NOSSO PRIMEIRO ENGENHEIRO FALARÁ AO POVO DE PORTUGAL PARA O FAZER ARREGAÇAR AS MANGAS E FINALMENTE COMEÇAR A TRABALHAR, FIDOS MAIS DE 500 ANOS DE HISTÓRIA?

    ResponderEliminar
  2. ehpa por amor de Deus nao acreditem na honestidade de nenhuma palavra deste triste...

    ResponderEliminar
  3. refiro-me ao autor do blog obviamente.

    ResponderEliminar