sábado, 7 de fevereiro de 2009

Envelhecer em Portugal

Toda a gente sabe que o carro dos velhos ricos é o Porsche. Mal passam os 60, (anos e não kilometros/hora pois esses só acabam aos 260), quaisquer velho milionário português que se preze,(que os há muitos), compra imediatamente um Porsche,para andar a mostrar-se ás "miúdas", (quanto mais novinhas melhor),na expectativa de substituir os seus encantos pessoais perdidos algures no passado,pelos encantos do dinheiro personificado neste verdadeiro ex libris dos caros de luxo.
Basta sair á rua para confirmar de imediato esta minha afirmação,como aconteceu hoje comigo quando fui passear até ao miradouro do Alto da Guia em Cascais e deparei-me com os"Porsches á dúzia"documentado pelos 12 Porsches que se vêm na fotografia supra. Na esplanada á volta de uma grande mesa encontravam-se os seus proprietários, bando de velhos ricos e jarretas que se gabavam entre si das façanhas românticas que o Porsche e o Viagra lhes proporcionavam.
Tendo em consideração que o preço médio de uma destas jóias do automobilismo ronda os 100 mil €, ou seja mais ou menos dez anos de salário de um trabalhador português,temos a prova inequívoca da justiça social instalada no nosso Pais, ( Vide foto em baixo).
Em alternativa temos "o outro lado da velhice",(vide segunda foto em baixo). Vegetando ao sol das esplanadas de modestos cafés,temos a multidão dos outros velhos,(a quem ridiculamente chamamos de terceira idade), que arrastam assim o passar dos minutos e segundos que lhes restam para a passagem final, numa luta constante para sobreviverem com as modestas pensões de reforma, que lhes proporcionam o exíguo salário anteriormente referido.
Estatisticamente neste nosso Pais á beira mar plantado 20% dos contribuintes são detentores de 80% da riqueza existente,mas somente pagam 20% das contribuições arrecadadas pelo fisco, enquanto 80% dos contribuintes que são apenas detentores de 20% da riqueza existente,pagam 80% das contribuições fiscais.
- Curioso não é?! Só não digo que é a lógica da batata porque me parece mais apropriado dizer que é "A LÓGICA DO PORSCHE".

Sem comentários:

Enviar um comentário