sábado, 14 de fevereiro de 2009

ELES ANDAM POR AI


Aproveitando este Verão antecipado, hoje sábado fui gozar o sol passeando no paradão entre Estoril e Cascais. Por ser fim de semana este estava repleto de domingueiros que faziam igual passeio, mas enquanto eu vestira o calção de banho a condizer com o dia solarengo,a maioria destes ainda se vestiam de Inverno com os casacos e as camisolas amarradas á cintura.
Há hora de almoço procurei um lugar numa das esplanadas mas elas estavam repletas não havendo uma única mesa vaga. Quando reparei num casal de velhos com bom aspecto que ocupavam duas mesas,solicitei de imediato permissão para separar uma delas afim de que eu e a minha mulher pudessemos almoçar. Enquanto aguardavamos pelas lulas e devido á proximidade da mesa vizinha não pude deixar de ouvir as conversas telefonicas que o senhor tinha em alta voz atraves de um telemovel de grandes dimensões,que parecia ser daqueles que são um autentico escritório ambulante com internet,e-mail e uma data de outras funções que eu não entendo,mas que parecem ser importantes para os homens de negócios. No curto espaço de cinco minutos ouvi-o telefonar para o Japão numa conversa em japonês escorreito da qual apenas percebi a palavra "arigato",que como sabem deriva da palavra "obrigado "que os navegadores portugueses levaram até aquelas distantes paragens. De seguida ouvi-o marcar mesa para o jantar num restaurante de luxo. Imediatamente a seguir ouvi-o a combinar um programa com o Balsemão e o Champalimond...
- Normalmente quando pensamos naqueles milionários que roubaram os bancos,nesta crise do sub prime, ou que se divertem a fechar empresas mandando para o desemprego milhares de trabalhadores,imaginamos uns velhos carecas,gordos e barrigudos,num qualquer club privadissimo a beber whisky velho e a fumar charutos cubanos. A discrição fisica adapta-se a este meu personagem,só o local é que era diferente.Em vez de um lugar inacessivel para a maioria dos simples mortais onde nem as revistas cor de rosa têem acesso pois apenas se deixam fotografar para a Visão,a Exame e a Sábado, este encontrava-se ali mesmo a meu lado e no meio do povo. Muitos outros certamente farão o mesmo.
- Eles andam por ai!

Sem comentários:

Enviar um comentário