sábado, 28 de fevereiro de 2009

MEGRE NO DIÁRIO DE NOTICIAS


PAIXÃO COMEÇOU NA TROPA, EM ÁFRICA, NOS ANOS 60.
... ... " Era um herói ", garante Carlos Paço d'Arcos.
José Megre nasceu a 26 de Março de 1942 em Lisboa. Por influência do seu Pai começou a guiar aos 13 anos. Estudou engenharia mecanica automovel na British Motor Corporation em Inglaterra, durante três anos, juntamente com um grupo de amigos: Leite Faria, Carlos Paço d'Arcos e Luis Pombal. Boémios e bem dispostos,os portuguêses eram meninos de boas familias mas não tinham dinheiro a saltar dos bolsos, por isso mesmo cedo perceberam que se queriam farras e copos teriam de trabalhar. Serviram à mesa numa tasca em Sloane Square,o Chelsea Kitchen, e tudo o que ganhavam em gorgetas estoiravam na boa vida.
De regresso a Portugal, José Megre casou-se com Paulina Macambira, hospedeira da TAP, de quem teve dois filhos, e foi trabalhar no Entreposto onde durante 30 anos ocupou vários cargos: director técnico,administrador e consultor do grupo. Também passou por Angola como alferes comando da 22º companhia, uma das mais agerridas na antiga colonia.
Cumpriu com os 24 meses de serviço obrigatório e despediu-se de África com saudade. Os amigos garantem que a guerra não o deixou " cacimbado", termo usado pelos soldados para apelidar o trauma de guerra ou stress pós-traumatico.
A paixão por expedições começou em África da década de 60. Carlos Paço d'Arcos,escritor e amigo de infancia de Megre, contou ao DN detalhes dessa primeira aventura angolana: "Era meia noite e estavamos com um grupo grande a beber copos no Calhanbeque, em Luanda. Então o Zé disse: E se fossemos andar de jipe para o deserto de Môçamedes? Então combinamos encontrarmo-nos todos às sete horas da manhã em frente ao Hotel Continental. Só aparecemos nós os dois. Eu de mala Samsonit e camisola Lacoste. Ele todo sujo e com metralhadoras G3". Esperaram até às 07.30 mas mais ninguém apareceu. A 130 km por hora,empoleirados num Mini Moke, carregado de peças de outro carro,atravessaram Angola inteira durante mais de um mês de viagem... ..." in pág. 56/57 do Diário de Noticias de 28 de Fevereiro de 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário