sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

PETROLEO versus AMBIENTE

Hoje quando fui abastecer o meu carro á bomba de gasolina deparei-me com uma fila de carros fora do normal,talvez anunciando o alarme de um novo aumento dos combustíveis. Toda a gente queria abastecer numa sofridão absurda como se tratasse de abastecimento de comida nas vésperas de um Holocausto. Á minha frente na bicha abastecia-se de gasolina o estranho veiculo da fotografia supra. - Será que agora até os carrinhos de mão são gasolino-dependentes?!
Mais a diante,circulando pelas ruas de Lisboa encontro á minha frente o outro estranho veiculo da segunda fotografia supra. Será que agora até já está aberta a época da caça ao Pombo?!
Estas duas fotos e as consequentes interrogações acabadas de apresentar,levaram-me a pensar acerca deste grave problema do PETRÓLEO versus AMBIENTE,tecendo as seguintes novas questões:
- Onde é que irá acabar esta total dependência do Homem em relação á gasolina e demais combustíveis fosseis obtidos através da refinação do Petróleo? Será que continuaremos a ser dominados pelas ( Quatro Irmãs), "As Quatro maiores companhias Petroliforas do Mundo"que há quase um século tem dominado por completo a politica mundial,controlando o poder económico,derrubando governos,e promovendo guerras a seu belo prazer?
Quando é que daremos ouvidos aos arautos da desgraça, tais como o ex presidente Al Gore e membros insuspeitos da comunidade cientifica que á muito vêm alertando para a destruição do ambiente através do efeito de estufa provocado pela combustão desmedida dos ditos combustíveis fosseis?
- Como irão sobreviver as espécies em vias de istinção,como as baleias exterminadas indiferenciadamente pelos pescadores japoneses,os tigres da Malásia caçados por desporto os elefantes abatidos pelo marfim das suas presas,e tantos outros como o lince ibérico,este em vias de istinção,apenas por motivo da tradicional estupidez nacional? Como iremos fazer qualquer coisa para as proteger,se nem os pombos que animam as estátuas das nossas praças e jardins,estão a salvo de serem caçados como documenta a fotografia.
"ONDE?QUANDO?COMO?"
São perguntas para as quais não temos respostas apesar dos nossos filhos e netos as exigirem. É tempo de se fazer cumprir os acordos já assinados,como os de Quioto, e incentivar a assinatura de outros tantos mais abrangentes,como a protecção da Floresta Amazónica,(verdadeiro pulmão do Planeta),e acabar com o buraco de Ozono que está a provocar o degelo nos Pólos com a consequente subida das águas dos oceanos que inundarão grande parte das zonas costeiras baixas de todas as massas continentais!
"Onde? Quando? Como?"... NUNCA!

1 comentário:

  1. ...vias de istinção!!! Será que estou equivocado e é ao vinho azedo que se chama de extinto?

    ResponderEliminar