quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

AFEGANISTÃO UM NOVO VIETNAME


Na minha intervenção de ontem havia uma luz de esperança através do novo Presidente do Mundo Barack Obama. Nas aberturas dos telejornais de hoje essa luz foi ofuscada com a noticia de que Obama envia mais de 17 mil soldados para o Afeganistão, a juntar hás várias dezenas de milhares que já lá estão.
O Afeganistão foi o deserto onde se perderam os tanques Soviéticos que durante uma década (1979/89) invadiram aquele território tentando destruir a luta de guerrilha dos Mujahidin que tentavam derrubar o governo comunista pró-Soviético. O Vietname foi o lamaçal onde durante uma década (1964/75)se perderam os Marines americanos que enfrentaram os guerrilheiros vietcongs que lutavam pela unificação do seu País, dividido entre Norte e Sul pela barreira ideologica.
O Afeganistão foi o País que em 2001, o Presidente W. Bush mandou invadir para combater o governo Taliban instalado desde 1996,como represália contra o famigerado Osama Bin Laden,depois da destruição das Torres Gemeas em 11 de Setembro.
A invasão do Iraque por meras razões petroliferas veio a seguir relegando o Afeganistão para um segundo plano,onde as tropas da NATO eram suficientes para manter a ordem democratica.
Quando há 45 anos atrás o Presidente Lyndon Johnson enviou umas dezenas de milhares de soldados americanos para o Vietname, envolvendo-se assim irremediávelmente num conflito regional que ele já vinha apoiando descretamente desde o tempo do Kennedy,deu um primeiro passo para a DERROTA mais vergonhosa da história dos Estados Unidos, em que o exército mais poderoso do Mundo foi incapaz de vencer uma guerra de guerrilha, fugindo com o rabo entre as pernas deixando ao abandono e á mercê da fúria sanguinária dos vietcongs milhões de sul-vietnamitas que confiaram na sua proteção.
Quando agora o Presidente Barack Obama envia umas dezenas de milhares de soldados americanos para o Afeganistão envolve-se também irremediavelmente num conflito regional,volta a dar um primeiro passo para a eventual segunda DERROTA mais vergonhosa da história dos Estados Unidos.
É sabido que uma guerra de guerrilha nunca pode ser vencida seja qual for a potência do exército invasor. A história é bem clara e mostra-nos que todas as tentativas anteriores sucumbiram em uma década. Faltam apenas mais dois anos para completar uma década da invasão dos americanos ao Afeganistão. A paz podre que ali se vivia hoje não era mais um problema dos americanos mas sim da Comunidade Internacional que ali tinha as suas tropas de manutenção da paz através da NATO.
É inegavel o direito de resposta para satisfazer a ansia de vingança do povo americano, mas essa vingança já tinha sido obtida, só faltava matar o Osama Bin Laden. Estas duas dezenas de milhares de soldados agora enviados não serão certamente as últimas tropas que virão a ser necessárias para a guerra agora reiniciada naquele deserto traiçoeiro onde engoliram o pó há vinte anos atrás várias dezenas de milhares de soldados soviéticos, que apesar da supramacia dos seus blindados e dos helicopteros de combate,viu-se impotente contra um exército invisivel de guerrelheiros que se escondia nas interminaveis cavernas da região.
Barack Osama Obama não aprendeu com os erros da história, e inicia hoje uma nova página da história que certamente será um novo erro...

2 comentários:

  1. NÃO TE PREOCUPES COM ISSO....
    ELES SÃO TODOS ARABES MOÇULMANOS FUNDAMENTALISTAS ,INCLUSIVE O PRÓPRIO BARACK HUSEIN OBAMA.
    ELES QUE SE ENTENDAM, FAZ PARTE DAS PROFECIAS DE MOHAMED O PROFETA
    PARVOS SÃO OS QUE SE INTROMETEM NA JOGADA

    ResponderEliminar
  2. MUITO JUSTO
    ARRANJA QUE FAZER BABACA

    ResponderEliminar