terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Castanha Cáju

-Vocês sabem o que é uma castanha caju? - Claro que sabem! Pois na pior das hipóteses já comeram no meio dos outros aperitivos salgados, como as nozes,os amendoins e os pinhões.
O que vocês não sabem com certeza são as duas novidades que eu vou vos dar agora acerca desta pequena semente de forma original que se encontra no exterior e no topo do fruto do Cajueiro.
Primeiro: Se olharem bem para a primeira fotografia do bloco de imagens que vem a seguir,vão verificar que á uma castanha de caju gigante, do tamanho de um homem,com uma carinha sorridente e umas mãozinhas amorosas,que até apetece comer...Mas tirem dai o sentido pois ela é a minha mulher e eu não faço tensões de a compartilhar.
Segundo: Agora falando um pouco mais á séria, vou-vos falar do MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO. Se olharem para as fotos seguintes vão ver uma imensa extensão de ramagem da copa de uma árvore que se encontra por detrás da minha mulher. De seguida vão ver-me a mim junto ao tronco principal e ramificações da referida árvore. Por incrível que pareça toda a ramagem fotografada do alto de uma plataforma de madeira construida de propósito para os visitantes,constitui a copa de uma única árvore que tem as dimensões de um campo de futebol. Poderão também verificar que o tronco se ramifica em centenas de troncos menores que se vergam ao seu próprio peso em direcção ao solo,donde renascem em outras tantas ramificações semelhantes,num emaranhado fantástico tal um gigante novelo de lã. Ao contrário do que possa parecer não se tratam de várias árvores,mas sim de uma única que por um estranho capricho da natureza cresceu ao longo de mais de um século desta forma bizarra.
- Mas o que é que a gente tem haver com isso? - Estarão vocês a protestar. - Nada! -Isto é só para vos chatear e por não me lembrar de mais nada para falar.
Voltando a falar outra vez á séria,quero compartilhar a primeira sensação que invadiu o meu espírito quando confrontado com tamanho fenómeno da natureza. Senti-me minúsculo face não só á dimensão como á beleza daquela árvore.
Deveria ser assim a Árvore da Vida do Jardim do Eden, cujo fruto proibido Eva deu a comer a Adão. Para a história passou a imagem de uma maçã, mas quem sabe se não era aquela mesma árvore e o fruto uma castanha caju como aquela que eu tenho o privilégio de dormir ao meu lado todas as noites.
-Abençoado PECADO ORIGINAL!!!

1 comentário:

  1. Fantástico!!!! só no Brasil mesmo...por isso é que dizem que Deus é brasileiro...

    ResponderEliminar