domingo, 22 de fevereiro de 2009

O PERIGO AMARELO





Quando eu era pequeno o meu Pai que era Administrador Bancário costumava dizer-me que no futuro teriamos é que nos preocupar com o perigo amarelo. Confesso que na altura essa afirmação parecia-me por demais ridicula pois era impossivel imaginar qualquer espécie de perigo naqueles homenzinhoa amarelos de olhos em bico a comerem com pauzinhos no outro lado do Mundo. O Mundo entretanto cresceu e mudou. Dos três mil e quinhentos milhares de milhões passou para o dobro ou seja o impressionante número de sete mil milhares de milhões,ou seja na versão americana 7 bilhões de habitantes. Curiosamente desses cerca de um terço são asiáticos de raças amareladas orientais,pois só chineses são actualmente 1,5 bilhões de homens pequeninos e amarelos.
Como se presume, que mesmo que eles não venham a caber todos nos seus países, certamente não virão a nado invadir o Ocidente, pelo que continua a não fazer sentido as proféticas palavras do meu Pai. A minha primeira duvida surge quando começo a vêr em cada esquina do meu bairro uma loja de chineses que vendem de tudo um pouco ao preço da uva mijona,empurrando para a falência o comercio tradicional.
No noticiário de ontem vi e ouvi que estavam reunidos em Berlim os Países do G20, sobre os hospicios da Chanceler alemã Angela Merkel apoiada por Nicolas Sarkozy, Silvio Berlosconi e o sempre presente José Manuel Barroso, o nosso dignissimo Presidente da Europa. Como sabem o G20 é o grupo das Nações mais ricas e industrializadas da Europa que se reunem para discutir a Regulação dos Mercados com vista à Nova Ordem Económica Internacional, duplicando os Fundos do FMI, numa vã tentativa de fazerem face à actual crise que está a arrastar o Mundo para um lamaçal de fome e miséria.
Mais à frente no mesmo noticiário mostravam a primeira viagem oficial,de Hillary Clinton à China, a nova Secretária de Estado norte americana acabadinha de ser nomeada pelo Presidente Obama. No meio dos habituais lugares comuns sempre em discussão, como os direitos humanos e cooperação estratégica, Hillary congratulava-se por a China ser o maior credor dos Estados Unidos, detentora de um terço da Divida do Tesouro com cerca de 900 mil milhões de dólares em Bónus do "Federal Reserve". Foi até mais longe incentivando o Governo chinês a investir ainda mais na Divida Externa do seu País. Para se ter uma vaga ideia da grandiosidade destes números,basta lembrar que o Presidente Barack Obama viu-se e desejou-se para que o Senado e o Congresso aprovassem o seu plano de emergência para salvar a ecónomia americana que era apenas de 700 mil milhões de dólares.
Postos os factos e analisando os mesmos a frio já começam a fazer sentido as palavras do meu Pai. Realmente eles não vêem a nado nem nos vêem conquistar através de uma terceira guerra Mundial, mas sim através de meras operações financeiras que acabarão por levar o ainda País mais poderoso do Mundo a ajoelhar-se aos pés dos novos "Mandarins"da China.
Um terço da população da Terra e um terço da ecónomia Global são razões mais do que suficientes para se temer O PERIGO AMARELO.

4 comentários:

  1. Comunidade chinesa tem 5000 lojas em Portugal
    O impacto da comunidade chinesa em Portugal pode medir-se pelo número de estabelecimentos: cerca de 300 restaurantes, quase 500 armazéns e entre 4.000 e 5.000 lojas, segundo contas do presidente da Liga dos Chineses em Portugal.
    De acordo com Y Ping Chow, Portugal conta com cerca de 20.000 cidadãos de nacionalidade e de ascendência chinesa, a maioria dos quais dedicada a lojas.
    "A maioria tem lojas, os restaurantes passaram a ser secundários. Começaram pelos restaurantes, mas agora apostam nas lojas, porque o investimento é menor e o negócio mais rentável", explicou Y Ping Chow à Lusa.
    Em 1979, quando Portugal estabeleceu relações diplomáticas com a República Popular da China, "havia apenas algumas centenas de chineses no país, praticamente todos com passaporte de Taiwan", disse.
    A partir de 1990, "registou-se um aumento significativo com a ajuda da regularização extraordinária da lei de imigração portuguesa".
    Segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o número de pessoas de nacionalidade chinesa a residir em Portugal quase quadruplicou entre 1999, ano da transferência de Macau para a China, e 2007, passando de 2.762 para 10.448.
    O salto mais significativo ocorreu entre 2005 e 2006, em que passaram de 5.551 para 10.167.
    Além dos indivíduos de nacionalidade chinesa, os números da Liga dos Chineses em Portugal incluem os que entretanto adquiriram a nacionalidade portuguesa.
    É o caso de Y Ping Chow, 54 anos, que chegou a Portugal com oito, para se fixar no Porto, onde reside, e que se naturalizou português em "1975-76".
    "Vim com os meus pais em 1963 e juntámo-nos aos meus avós, que já estavam em Portugal desde os anos 30, no Porto, na zona da Batalha", contou, referindo que a família é oriunda de Zhejiang, uma província do Leste da China, perto de Xangai.
    Ao fim de 46 anos em Portugal, Y Ping Chow não hesita e garante peremptoriamente: "vivo como um português".
    Y Ping Chow admitiu que "muitos portugueses acham os chineses um pouco fechados", mas garante que os chineses mantêm "convívio com a comunidade portuguesa, principalmente ao nível comercial".
    A integração dos chineses em Portugal, segundo Y Ping Chow, é fácil, embora haja "sempre alguns, os que vieram mais recentemente, que sentem falta da família e têm poucos conhecimentos da língua portuguesa".
    "Mas integram-se com a comunidade chinesa e isso facilita a integração em Portugal", explicou.
    Contou também que uma "grande parte dos filhos frequentam escolas portuguesas e utilizam escolas chinesas privadas para aprendizagem da língua".
    Y Ping Chow, que visita a China com frequência, considerou que as relações entre os dois países "têm-se desenvolvido" e garantiu que a "China tem um grande respeito e consideração por Portugal".
    Por isso, deixou um conselho: "Portugal pode ser uma grande parceiro da China na relação com os países lusófonos e também no relacionamento com a Europa do Sul".


    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Soci...ent_id=1138333

    ResponderEliminar
  2. dessas 5000 lojas quantos portugueses foram empregados pelos patroes chineses ?Só brazucas... há que saber quem pode explorar.

    ResponderEliminar
  3. É engraçado que ninguém, à esquerda e á direitinha, denuncie este imperialismo. Mas deve ser porque só o americano é que é mau, o imperialismo chinês dá saúde, por causa da acunpunctura e isso. E o feng chui e essas parvoíces da moda.

    ResponderEliminar
  4. Tou para aqui a debater sozinha sobre os chinas...vá lá ajudem para o fofinho não ficar triste por não ter comentários no seu blague

    ResponderEliminar