COMO HOJE É O "DIA DE REFLEXÃO" IMPOSTO POR LEI PARA A VÉSPERA DE UM ACTO ELEITORAL, EM QUE NÃO SE PODE FAZER PROPAGANDA OU QUALQUER OUTRA REFERENCIA PUBLICA ÀS ELEIÇÕES E RESPECTIVAS INTENÇÕES DE VOTO, APROVEITO PARA DIVAGAR SOBRE O SEGUINTE ASSUNTO :
NO TEMPO DO ANTIGO REGIME UMA DAS COISAS QUE MAIS SE CRITICAVA NO "ALEGADO" REGIME FASCISTA, ERA A PROPOTENCIA E FALTA DE CONSIDERAÇÃO QUE AS FORÇAS POLICIAIS TINHAM PELOS CIDADÃOS. ERA VE-LOS A PERCORRER AS RUAS EM ALTA VELOCIDADE EM MOTOS DE GRANDES CILINDRADAS, COM OS PIRILAMPOS ACESOS, QUER ESTIVESSEM A SERVIR DE BATEDORES AOS LUXUOSOS CARROS PRETOS DOS POLITICOS, QUER ESTIVESSEM EM PERSEGUIÇÃO DE UM QUALQUER INFRATOR, OU QUER MESMO ESTIVESSEM APENAS COM PRESSA PARA IR ALMOÇAR. A ARBITRARIEDADE ERA TOTAL MAS PELO MENOS ERA APENAS PRATICADA POR UMA ÚNICA UNIDADE POLICIAL, A "PVT", POLICIA DE VIAÇÃO E TRANSITO, ÚNICA ENTIDADE QUE DISPUNHA DAQUELAS POTENTES MÁQUINAS. AS DEMAIS FORÇAS POLICIAIS, COMO A JUDICIÁRIA, A PSP, A GNR E ATÉ MESMO A PRÓPRIA PIDE LIMITAVAM-SE A DESLOCAR-SE EM AUTOMOVEIS, E TAMBÉM NÃO ERAM RARAS AS VEZES EM QUE NOS PRESENTEAVAM COM O TRISTE ESPECTACULO DE ANDAREM A ABRIR COM OS PIRILAMPOS ACESOS E AS SIRENES A GRITAR SEM QUALQUER RESPEITO PELOS DEMAIS MOTORISTAS OU PEÕES. QUANTO ÀS POLICIAS MUNICIPAIS ESTAS ERAM PRATICAMENTE INEXISTENTES, POIS NÃO PASSAVAM DE PEQUENOS GRUPOS DESORGANIZADOS DE FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS, QUE SE ENTERTINHAM A PERCORRER AS RUAS EM BUSCA DE OBRAS CLANDESTINAS AFIM DE TENTAREM SACAR ALGUM PEQUENO SUBORNO PARA FECHAREM OS OLHOS.
OS TEMPOS MUDARAM !
SEMPRE QUE ESTÁ BOM TEMPO VOU ALMOÇAR À PRAIA NO PAREDÃO DE CASCAIS. ALI GERALMENTE ENCONTRO TRÊS OU QUATRO MOTOQUEIROS DA POLICIA MUNICIPAL A TOMAREM UMA BEBIDA AO BALCÃO DO RESTAURANTE, ENQUANTO AS SUAS MOTORIZADAS, MASCARADAS DE MOTOS DE POLICIA, FICAM ESTACIONADAS ALINHADAMENTE JUNTO À PORTA.
HOJE DEVE TER DADO A LOUCURA NAQUELAS "CABECINHAS PENSADORAS" POIS SEM QUALQUER RAZÃO APARENTE, RESOLVERAM "ABANDONAR" AS MOTORIZADAS NO MEIO DO CAMINHO DOS BANHISTAS,(CONFORME FOTO EM CIMA), IMPEDINDO A PASSAGEM DESTES NO SEU CAMINHO PARA A PRAIA SEM TEREM QUE SE DESVIAR, E BLOQUEANDO POR COMPLETO A PASSAGEM A UMA EVENTUAL AMBULÂNCIA OU VEICULO DE TRANSPORTE DE DIFICIENTES OU OUTROS, QUE TIVESSEM NECESSIDADE DE CIRCULAR PELO PAREDÃO.
COMO DIRIA A MANUELA DA BOCA GRANDE : - "É ESTE O PAÍS QUE TEMOS! "
Sem comentários:
Enviar um comentário