sexta-feira, 17 de abril de 2009

A PROBLEMÁTICA DA SOPA


QUANDO EU ERA MENINO NÃO GOSTAVA DE SOPA...

ENTÃO DIZIAM-ME QUE EU ERA OBRIGADO A COMER A SOPA TODA, POIS HAVIAM MUITAS CRIANÇAS POBREZINHAS QUE NEM UMA SOPA TINHAM PARA COMER.

- SORTE A DELES ! - PENSAVA EU NA MINHA INGENUIDADE INFANTIL, QUE ME LEVAVA A TER INVEJA DAQUELES QUE NÃO ERAM OBRIGADOS A COMER A SOPA A QUEM CHAMAVAM DE "POBRES".

- POBRES ! ESTA PALAVRA ENTÃO NÃO TINHA QUALQUER SIGNIFICADO PARA A CRIANÇA PRIVILEGIADA QUE EU ERA, A QUEM NADA FALTAVA.

UM DIA SAINDO DA CATEQUESE ENCONTREI ANINHADA DEBAIXO DE UM DOS PORTAIS DA BASÍLICA DA ESTRELA, TODA UMA FAMÍLIA NUMEROSA TENTANDO PROTEGER-SE DO FRIO EMBRULHANDO-SE EM MANTAS VELHAS E ESFARRAPADAS. ESTA IMAGEM DANTESCA SÓ SEMELHANTE Á IMAGEM DAQUELES LEPROSOS QUE APARECIAM NO FUNDO DE UM VALE DO FILME BEN-HUR, QUE EU ASSISTIRA ÁS ESCONDIDAS DOS MEUS PAIS, PENETROU E DESVENTROU O MAIS FUNDO DO MEU PEQUENO CORAÇÃO AINDA VIRGEM POR TER SIDO ATÉ ENTÃO SALVAGUARDADO DA CRUELDADE DO MUNDO REAL. TAL O PRÍNCIPE SIDARTA QUE FUGIU DO SEU PALÁCIO ENCANTADO QUANDO VIU PELA PRIMEIRA VEZ UM VELHO E ANDRAJOSO MENDIGO,PARA SE JUNTAR AOS ASCETAS COM QUEM PASSOU FOME EM PERFEITA COMUNHÃO NO INICIO DO SEU CAMINHO SAGRADO QUE O LEVOU A TRANSFORMAR-SE EM BUDA.

MERGULHANDO OS MEUS OLHOS ATÓNITOS NO MAIS FUNDO DAQUELES OUTROS TRANSFIGURADOS PELA FOME,QUESTIONEI E OBTIVE COMO RESPOSTA QUE ESTAVAM ALI PORQUE ERAM "POBRES" NÃO TINHAM PARA ONDE IR NEM O QUE COMER.

- "POBRES" ! MAIS UMA VEZ ESSA MALDITA PALAVRA.

- QUE DISPARATE ! - GRITEI EU HORRORIZADO, ACRESCENTANDO: - A MINHA CASA É MESMO ALI E TEM MUITO ESPAÇO PARA FICAR E MUITO PARA COMER.


OS MEUS PAIS MAL PODIAM ACREDITAR QUANDO VIRAM CHEGAR A CASA O SEU FILHO MAIS NOVO TRAZENDO A REBOQUE UMA MULTIDÃO DE "POBRES" ANDRAJOSOS E ESFOMEADOS.

- MEU FILHO ! QUEM É ESTA GENTE QUE O VEM TRAZER A CASA ?

- SÃO OS MEUS NOVOS AMIGOS QUE VÊM VIVER COMIGO NO MEU QUARTO ONDE HÁ MUITO ESPAÇO PARA BRINCAR. - RESPONDEU A CRIANÇA NO SEU ÚLTIMO ACTO DE INGENUIDADE.

COM A AJUDA E AS "CUNHAS" DO MEU PAI CONSEGUIU-SE ARRANJAR UMA PEQUENINA CASA MOBILADA NA PERIFERIA E UM SUBSIDIO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA, PEQUENO MAS SUFICIENTE PARA ALIMENTAR TODAS AQUELAS BOCAS.

A CRIANÇA QUE EU FUI, FOI CRESCENDO VISITANDO REGULARMENTE ESTES SEUS AMIGOS COM QUEM APRENDEU AS REALIDADES DA VIDA, ATÉ SE TRANSFORMAR NO HOMEM DURO,FRIO E AGRESSIVO QUE SOU HOJE.

O AMOR, A TERNURA E O CARINHO GUARDEI SÓ PARA ALGUNS.

A RAIVA ESPELHADA NA REVOLUÇÃO DA PALAVRA SERVIU-ME DE COMPANHIA NESTA LONGA JORNADA DE LUTA QUE ME TROUXE ATÉ JUNTO DE VOCÊS NESTE JÁ QUASE FINAL DO CAMINHO. MUITO AINDA HÁ A FAZER. POUCO É O TEMPO QUE AINDA RESTA. MAS HÁ UMA COISA QUE EU NÃO POSSO DEIXAR DE FAZER, SOBE PENA DE INVALIDAR TODA A MINHA VIDA ANTERIOR: - ENCONTRAR QUEM POSSA E QUEIRA CONTINUAR O QUE EU FIZ...

2 comentários:

  1. A pessoa superior é aquela que não perdeu seu coração de criança.

    ResponderEliminar
  2. Bem haja o sol, quando nasce é para todos?

    ResponderEliminar