sexta-feira, 17 de abril de 2009

PORTUGAL DIAGNOSTICADO POR UM AMERICANO


Meus amigos,

Estava há dias a falar com um amigo nova-iorquino, que conhece bem Portugal.

Dizia-lhe eu à boa maneira portuguesa de "coitadinhos":

- Sabes Eddie, nós os portugueses somos pobres...

Esta foi a sua resposta:

- Manuel, como podes tu dizer que são pobres, quando são capaz de pagar um litro de gasolina mais do triplo do que eu pago?

Quando se dão ao luxo de pagar tarifas de electricidade, de telemóvel 80 % mais caras do que nos custam a nós nos EUA?

Como podes tu dizer que são pobres quando pagam comissões bancárias por serviços e cartões de crédito ao triplo que nos custam nos EUA, ou quando podem pagar por um carro que a mim me custa 12.000 dólares o equivalente 20.000? Podem dar 8.000 dólares de presente ao vosso governo e nós não.

Não te entendo.

Nós é que somos pobres: por exemplo em New York o Governo Estadual, tendo em conta a precária situação financeira dos seus habitantes cobra somente 2 % de IVA, mais 4% que é o imposto Federal, isto é 6%, nada comparado com os 20% dos ricos que vivem em Portugal. E contentes com estes 20% ainda pagam impostos municipais.

Além disso, são vocês que também têm impostos de luxo, como são os impostos na gasolina e no gás, álcool, cigarros, cerveja, vinhos, etc., que faz com que esses produtos cheguem em certos casos até a 300 % do valor original., e outros como o imposto sobre rendimentos, impostos nos salários, impostos sobre automóveis novos, sobre bens pessoais, sobre bens das empresas, de circulação automóvel.

Um banco privado vai à falência e vocês, que não têm nada com isso, pagam; outro, uma espécie de casino, o vosso Banco Privado, falha, e vocês protegem-no com o dinheiro que enviam para o Estado.

São pobres aonde, Manuel?

Um país que é capaz de cobrar adiantado o Imposto sobre Ganhos e Bens pessoais mediante retenções, necessariamente tem de nadar na abundância, porque considera que os negócios da nação e de todos os seus habitantes terão sempre ganhos apesar dos assaltos, do saque fiscal, da corrupção dos seus governantes e autarcas. Um país capaz de pagar salários irreais aos seus funcionários de Estado e de empresas ligadas ao Estado.

Deixa-te de merdas, Manuel, são pobres onde?

Os pobres somos nós, os que vivemos nos EUA e que não pagamos impostos sobre a renda se ganharmos menos de 3000 dólares ao mês por pessoa, isto é, mais ou menos os vossos 2000 €,Vocês podem pagar impostos do lixo, sobre o consumo da água, do gás e electricidade. Aí pagam segurança privada nos bancos, urbanizações, municipais, enquanto que nós, como somos pobres, nos conformamos com a segurança pública.

Vocês enviam os filhos para colégios privados, enquanto que aqui nos EUA as escolas públicas emprestam os livros aos nossos filhos, prevendo que não os podemos comprar.

Vocês não são pobres, gastam é muito mal o vosso dinheiro.

Que vou responder ao Eddie?

Por favor dêem-me sugestões.


*******

VAIS RESPONDER AO EDDIE QUE NÓS REALMENTE SOMOS POBRES E NÃO GASTAMOS MAL O NOSSO DINHEIRO, MAS EM CONTRA PARTIDA SOMOS COVARDES E ESTÚPIDOS PORQUE NOS DEIXAMOS GOVERNAR POR UMA CHUSMA DE LADRÕES CORRUPTOS ORGANIZADOS NUMA ASSOCIAÇÃO DE MAL FEITORES.

SE O EDDIE TIVER ALGUMA SUGESTÃO DE COMO NOS LIVRAR DELES SEM SER PELA VIA ELEITORAL QUE JÁ PROVOU QUE POR CÁ ESTÁ SEMPRE VICIADA NEM PELA VIA REVOLUCIONÁRIA SANGRENTA QUE NÃO FAZ PARTE DOS NOSSOS BRANDOS COSTUMES, FICAREMOS TODOS MUITO AGRADECIDOS E CERTAMENTE SEGUIREMOS ESSA SÁBIA SUGESTÃO.

1 comentário:

  1. Interessante este diálogo.Poderia até dar algumas sugestões,mas para quê?! não passariam disso mesmo! sugestões! O que o nosso Governo está a precisar é de algo mais,ações (não da bolsa) mas sim o povo tomar uma atitude fisica,fazer uma marcha,um acampamento em frente à Assembleia da Républica,todos vestidos de "fralda"como fez o Ghandi (por outros motivos).Afinal pouco falta para andarmos nús,a miséria cada vez é maior.O povo português é comodista ou masoquista?!caminhamos a passos largos para uma catastrofe e nada fazem?!Ouvem os politicos falarem a dizerem que está tudo bem! Tudo bem uma ova!!!Eles falam e nós não fazemos nada!Eu estou a pensar sériamente em fazê-lo.Vou de "fralda" para a porta da Assembleia da Républica,quem quiser vir é bem vindo,afinal é uma causa de todos nós.Ou então continuem a votar neles, mas depois não se queixem!!! Este Pais é uma palhaçada!!Sim estou revoltado,e depois?! Pelo menos tenho a coragem de o dizer e fazer!!

    ResponderEliminar