sábado, 18 de abril de 2009

MÃE ! TENHO FOME ...




No tempo das bandeiras negras
****
Em 1975, foi nomeado primeiro bispo de Setúbal. Enfrentou o Verão Quente, chamaram-no «bispo vermelho», porque se pôs, desde o início, do lado dos pobres. «As pessoas rotulavam-nos assim quando tomávamos o partido dos que não tinham nada». Apenas seguiu, diz, o caminho natural da Igreja.


D. Manuel foi testemunha privilegiada da grave crise que se abateu sobre o distrito em meados dos anos 80. Na altura, encerraram dezenas de fábricas, entre as quais a Renault, e a população viu-se perante a carência absoluta. A situação alastrou-se mesmo a quem estava empregado. O problema dos salários em atraso entrava no léxico da crise.


Com as primeiras manifestações, surgiram as bandeiras negras, símbolo da fome. Mas a resposta oficial foi outra: «Altos responsáveis do país chegaram a dizer que a fome em Setúbal era o bispo que a criava, pois que fome a sério seria a do Biafra e não sei de onde mais».


Para o bispo, a reincidência da pobreza em Setúbal tem a ver com a implantação de um sistema de «filosofia económica hiperliberal» não só no distrito mas em toda a Europa. Além disso, «será bom não esquecer que é uma terra altamente industrializada e, por isso mesmo, será sempre uma zona de imigração interna», o que propicia situações de pobreza perante casos de dificuldade ou de «habilidades empresariais».

2 comentários:

  1. A ANEDOTA EM QUE O NOSSO PAIS SE TORNOU!!!

    - Um jovem de 18 anos recebe 200 € do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma 236 € depois de toda uma vida de trabalho.
    -Nas zonas mais problemáticas das áreas urbanas existe 1 polícia para cada 2000 habitantes; o Governo diz que não precisa de mais polícias. -Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa á das causas sociais. - Fechas a janela da tua varanda e estas a fazer uma obra ilegal, constrói-se um bairro de lata e ninguém vê. - Um jovem de 14 mata um adulto, não tem idade para ir a tribunal. Um jovem de 15 leva um chapada do pai, por ter roubado dinheiro para droga, é violência doméstica!- Uma família a quem a casa ruiu e não tem dinheiro para comprar outra, o estado não tem dinheiro para fazer uma nova, tem de viver conforme podem. 6 presos que mataram e violaram idosos vivem numa sela de 4 e sem wc privado, não estão a viver condignamente e associação de direitos humanos faz queixa ao tribunal europeu.
    E agora?! Sim eu sei, vais voltar a olhar para o teu umbigo e dizer que tudo está bem, ou se disseres que está mal.. que pensas fazer em relação a isto?!
    ..deixar que os outros resolvam por ti?!

    Mexe-te, grita, mostra a tua indignação e luta, ou em breve poderás ser tu e os teus dentro destas estatísticas e o teu vizinho fará como tu. Olhará para o lado.
    Obrigado Portugal. Estamos orgulhosos.

    ResponderEliminar
  2. Outra extramamente justa dos palhaços dos cordelinhos, é a de pagarem as depesas para as mulheres fazerem abortos mas aqueles casais que andam há anos a tentar ter um filho, têm de andar a poupar para pagar todas as (excêntricas) despesas para a inseminação artificial.. e com risco de sucesso abaixo dos 30%. O nosso cepo mor do poder, pede mais natalidade.. mas paga para matar e não para nascer! O pão já sabe a merda!
    Paz e Amor!

    ResponderEliminar