sexta-feira, 22 de maio de 2009

TPC PARA A LIÇÃO Nº 6/SOLRAC - TEMA : O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA

MESTRE SOLRAC

JARDIM DE SABEDORIA

******


Para todas as pessoas na Terra, há um conhecimento mais importante do que todos os outros o de conhecer o VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA.
Aquilo que durante a Idade Média foi chamado "THE MINING OF THE LIFE" ou "THE HOLYGRALLE" que toda a gente na Idade Média, desde os tempos do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda procuraram.
Todas as manifestações de vida na Terra têm o selo do tempo: Todas as formas de vida têm um começo, eu costumo dizer por brincadeira "MENOS A SALSICHA QUE TÊM DOIS", crescem até um ponto máximo no seu desenvolvimento para, inevitavelmente, se dirigirem ao seu termino. A roda do nascimento e da morte efectua ininterruptamente as suas rotações.
Em consequencia surge a pergunta: PORQUE VIVEMOS ?
Perfeitamente pertinente. Vivemos porque sim ! É estúpido demais, para um ser como nós que nos consideramos tão superiores.
TERÁ ESTA VIDA REALMENTE UM SENTIDO PROFUNDO ? Desde o nascimento que trazemos em nós o gérmen da morte. Para que serve então esta vida ? Que missão temos a cumprir ?
E é aqui que entram os PESQUISADORES, vamos ouvir esta palavra pela primeira vez, PESQUISADORES. Um membro de uma escola de pensamento não é um aluno, já há muito que ultrapassou essa fase, é um PESQUISADOR. Que missão temos a cumprir ? Será que a temos ? Vamos à procura dela, mas daquela que nós quisermos e não daquela que os outros nos querem IMPOR.
Estará o objectivo da vida no plano humanistico, sociologico, idealistico ou económico ?
Será esse objectivo acumular posses, conquistar uma boa posição social ou manter o género humano procriando os nossos filhos ?
Nada disto pode ser o verdadeiro sentido da vida, pois tais coisas são, por seu turno, PERECÍVEIS. Esta é a palavra com a qual nos vamos deparar daqui para a frente sempre, é o grande obstáculo, não têm qualquer valor de ETERNIDADE. Esta é outra palavra em contrário, em oposição à palavra PERECÍVEL. PERECÍVEL de um lado = finito, e ETERNIDADE do outro = infinito.
Com tudo dizem os filosofos de todos os tempos : "HAVENDO UMA EXISTENCIA TEMPORAL, OU SEJA MATERIALISTA, TEM DE HAVER UMA ETERNIDADE". Mas onde encontra-la ?
Se há tempo sehá uma existencia temporal, tem de haver uma ETERNIDADE. É uma conclusão filosófica natural... Onde encontra-la ?
A ciência medica constatou que os primeiros fenómenos de envelhecimento e desgaste aparecem quando a criança se encontra ainda no seio materno. É engraçado ! Ainda nem nascemos e já estamos a envelhecer. Isto tem de nos levar à conclusão de que a vida, tal como se nos apresenta, não tem qualquer valor de ETERNIDADE.
Onde procurar, então, esse principio de eternidade ? Uma vida é longa, outra é curta. Uma desenrola-se na riqueza outra na pobreza, outra na droga e no vicio, outra opulência, outra na merda. Um homem é sadio e cheio de vitalidade, enquanto o outro é fraco e doente.
No entanto, o objectivo da vida, a tarefa de vida, tem de ser igual para todos. Mias, esse obejectivo de vida tem de estar ao alcançe de todos, sadios e forte ou fracos e delicados.
Se há um objectivo não pode haver segregação. Não tem de haver um objectivo para os brancos e outro para os pretos, não pode haver um objectivo para os pobres e outro para os ricos.
Como é que isso é possivel é o que a escola, neste caso, de Pensamento SOLRAC vos quer explicar. Para a Escola de Pensamento SOLRAC o objectivo e o fim da vida não é, de modo algum, a morte, embora muitos, fora da Escola, acreditem nisso e o argumentem lógicamente.
A Escola SOLRAC, dirige-se àqueles que ainda não encontraram o verdadeiro sentido da vida, que se sentem atormentados e interiormente inquietos, mas que todavia, acalentam a esperança de encontrar algures, e eu vou passar a denominar, "AQUILO". AQUILO não é para ser confundido com a FORÇA, aquilo é um objectivo.
"AQUILO" esse algo que escapa ao dominio do tempo e não se deixa subjugar por ele.
Mas, observemos como os homens tentam de todas as maneiras possiveis, sondar a vida afim de lhe dar um sentido, para si e para os outros. Que tragédia todos esses esforços tão bem intencionados se relacionarem dentro das fronteiras do espaço e do tempo, uma vez que é precisamente fora do tempo e do espaço que esses valores de eternidade devem ser procurados.
Muitas pessoas esperam a coroação da sua vida depois da morte, mas não sabem que a morte apenas muda o seu estado de ser e que o homem deixa, então, de dispor da possibilidade de agir.
A POSSIBILIDADE DE AGIR SÓ EXISTE NA VIDA MATERIAL E EM MAIS LADO NENHUM. EM MAIS LADO NENHUM HÁ INDIVIDUALIDADE E LIVRE ARBITRIO.
E é ao procurar o verdadeiro sentido da vida e tentar sondar o seu objectivo, que o homem dá provas de que em si está presente, em estado latente, algo que não está sujeito nem ao tempo nem à morte.
Este principio de eternidade não é explicavel apartir da natureza perecível e também não é tangivel ou atingivel. E agora faço referencia àqueles que foram meus MESTRES, e digo :
Aqueles que foram meus MESTRES denominam-no "A ROSA", sabendo bem que qualquer comparação com conceitos deste mundo perecível é, quanto muito, relativa.
(IN PÁG. 7,8,9 DO "DOSSIER FINAL" DA ESCOLA DE PENSAMENTO SOLRAC /1996)

1 comentário:

  1. "THE MINIG OF THE LIFE"?? Porque nascemos nós? Porque morremos nós? Qual o verdadeiro sentido de todo este ciclo de vida? ou será de morte? Há quem diga que a vida,nada mais é que umas férias que a morte nos dá! Nós nascemos e vamos evoluindo até morrer,mas para quê? Será apenas porque alguém ou outros seres superiores a nós resolveram fazer connosco o que nós fazemos, por exemplo com a apuração das raças caninas?? Será que não passamos de meras experiencias,até que consigam que o ser humano atinga um grau super elevado?? Ou não seremos nós próprios que com a evolução natural das coisas (com ajuda das novas tecnologias e da ciencia)estamos a caminhar na auto-destruição da nossa raça ?! Não acredito no Adão e Eva,acredito mais que já fomos macacóides e estamos em constante evolução,o ser humano tem a grande capacidade de se adpatar ás constantes mudanças dai sermos o que somos hoje,o homem no futuro ninguém sabe como vai ser,mas a onde nos levará toda esta evolução? à perfeição? O que é a perfeição?! As teorias são muitas,e as duvidas da nossa existencia também.Tenho as minhas teorias sobre o assunto, mas neste momento é o que de menos interessa,gostaria de facto que o MESTRE SOLRAC falasse então sobre o "Verdadeiro sentido da vida".As minhas perguntas são muitas,eu sei,mas também sei que muitas são as pessoas que se questionam acerca do sentido da viva. Obrigada.
    QUE O AMOR ESTEJA CONNOSCO,POIS ELE É A MAIOR FONTE ENERGÉTICA DE TODAS.

    ResponderEliminar