sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Viajando pelo Império Romano

César levou as fronteiras do Império Romano desde a Bretânia "hoje Inglaterra" até há longínqua passagem para a Ásia através do Estreito do Bosforo,a cidade de Istambul na Turquia,antes Constantinopla ou Bizancio,capital do Império Bizantino,ou Império Romano do Ocidente.
A cidade de Roma desde o tempo dos seus fundadores os gémeos Rómolo e Rémolo,que foram alimentados por uma loba,foi o berço de uma civilização que se espandio a tal ponto que fez com que o Mar Mediterrâneo se transforma-se num Lago do Império Romano.
Juntos há quase dois anos a minha mulher Lucy e eu,compartilhando o mesmo gosto pelas viagens e aventura,resolvemos partir em busca de autenticos tesouros,percorrendo as antigas rotas do Império,que ao longo das costas Mediterrânicas nos levaram da Cosmopolita cidade de Londres até ao grande bazar que é a cidade de Istambul.
Muitas outras cidades atravessaram-se-nos no caminho,como um enorme mosaico histórico,riquissimo em monumentos das mais diversas épocas,desde o lavrado da antiguidade clássica Gréco-Romana,às maciças construções medievais,passando pelos elegantes minaretes das Mesquitas muçulmanas.Dizer qual destes tesouros é o mais belo é tarefa completamente impossivel,por se tratarem de obras de arte únicas,não comparáveis entre si.
Talvez tenha sido mais fácil comparar e analisar as tradições e os costumes dos vários povos que fomos contactando,com as suas línguas próprias tão diferentes mas ao mesmo tempo tão familiares,pelas suas origens latinas,gregas ou islâmicas que nos transportaram de imediato para as poucas luzes que aprendemos na nossa formação escolar.
A bem da verdade a língua com que nos expressámos ao longo do percurso acabou por ser sempre o inglês,tal (Esperanto) dos tempos modernos que os povos foram obrigados a adoptar para se fazerem entender entre si.Sitios houve,mais remotos como na fronteira entre Montenegro e Albânia,algures perdida no meio de um lamaçal encravado entre um maciço Balcânico e um paradisiaco lago de dimensões internacionais,onde pouco ou nada falavam ou percebiam do inglês,pelo que fomos obrigados a comunicar com aquilo que resolvemos denominar de ( ronaldês)...Chegamos há fronteira,mostramos os passaportes e fomos brindados por um rasgado sorriso do guarda fronteiriço,comentando:(Portugal...Portugal...Cristiano Ronaldo!...) ao que nós respondemos:(sim,sim,Ronaldo!Mourinho!).Palavras mágicas que tiveram o condão de cativar a simpatia daquele pseudo-tirano,"detentor do direito absoluto sobre quem entrava ou não no seu País". De imediato fomos mandados remover a nossa viatura do fim da bicha,e autorizados a atravessar a fronteira,não sem antes termos que abrir os cordões há bolsa com uns meros 20€ para a ajuda da família de tão devoto adepto do futebol português.E foi assim que nasceu mais um substituto do sonho falhado do Esperanto "a língua universal",que com toda a justiça resolvemos denominar de (ronaldês)como já foi aqui dito.
Este texto não pretende ser um guia de viagens mas apenas o levantar de um véu para os inúmeros tesouros que vos esperam por esse mundo fora.Falar mais sobre eles seria uma tarefa impossivel.Como uma imagem vale por mil palavras,aqui vos deixo a seguir uma fotografia nossa em cada um dos principais lugares por onde passamos,assim há laia de vos abrir o apetite,ou até mesmo fazer um pouquinho de inveja.
Inveja!Inveja! vão vocês ter agora quando vos disser que partimos amanhã de madrugada para o nordeste brazileiro,onde vamos ficar até ao final do mês a estorricar ao sol e a beber caipirinhas,enquanto vocês por aqui continuarão a tilintar de frio,possivelmente com neve até no Alentejo e Algarve...Ele há coisas!
Antes de terminar apenas uma palavra que não sei se é de conforto ou de pesadelo.É que esta minha partida para o paraiso tropical não me vai impedir de continuar a cumprir com o meu compromisso com este blog,continuando a escrever numa base quase diária.É lógico que vão ter que levar com fotos e videos da boa vida que esperamos que vamos gozar e que vamos crer compartilhar convosco assim numa de sadismo.Os temas ditos sérios não serão abandonados apesar de irem ser escritos provavelmente há sombra de uma bananeira.Mais uma vez volto a repetir que os temas terão que ser dados pelas vossas sugestões.A mim competirá pegar no mote e chuta-lo para a frente como tenho feito até aqui.

1 comentário:

  1. Nota para os atrasados mentais: é obvio que quando em cima escrevi Império Romano do Ocidente,queria dizer Império Romano do Oriente ou Bizantino.Já agora informo que o Império Romano do Ocidente,depois do desmembramento do Império original e da consequenteinvasão dos bárbaros,acabou por se transformar no Sacro Império Romano ou Gêrmanico.

    ResponderEliminar