quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Deus é brasileiro...

Há uma anedota que conta que quando Deus no inicio da criação estava a fazer o Brasil,o arcanjo Gabriel que o acompanhava nessa tarefa,ao ver a quantidade de riquezas e belezas naturais que Ele estava a pôr no Brasil,resolveu protestar:
"-Óh Deus já viste a injustiça de estares a pôr no mesmo lugar,tanta beleza como a floresta da Amazónia e as longas praias douradas da costa nordestina?!"
"-Calma Gabriel! Hoje estou inspirado e apetece-me criar uma obra de arte"-ripostou o Divino.
"-Com a beleza posso concordar! Agora com tanta riqueza que estás a distribuir,como ouro,petroleo e pedras preciosas,já acho que é injustiça a mais."-insistia o arcanjo.
"-Calma Gabriel!"-voltou a responder o Divino-" Vais ver a porcaria de Povo que eu vou lá por..."

Esta anedota ´que conheço de longa data deixou-me sempre a pensar nas enormes contradições que existem nesta terra que eu agora percorro,quer se trate das suas belezas, como das suas riquezas. Sobre tudo quando se trata das suas gentes.
O Povo brasileiro já ultrapassou o impressionante numero 180 milhões de habitantes,que se espalham anarquicamente por um território de dimensões continentais,com uma superficie maior que a da velha Europa.
Basta ver que só na grande São Paulo vivem mais de 17 milhões de habitantes,ou empilhados uns em cima dos outros nos arranha-céus do centro da cidade,ou chafurdando no meio da lama da infindavel favela que a circunda com um diametro que chega a alcançar os 100 km,que a distância que vai de Leste a Oeste desta mega cidade.
No extremo oposto temos a bela floresta amazónica com dimensões superiores á Península Ibérica mais a França,onde apenas vivem ao longo das margens do rio uma escassa centena de milhares de índios semi-nús, que mal falam português e por vezes nunca viram um homem branco.
Ao falarmos de homem branco somos imediatamente obrigados a constatar que nesta terra onde brancos,mestiços,negros e indios,vivem todos numa perfeita harmonia onde a palavra racismo não tem lugar.Ainda noutro dia numa conversa com um amigo branco ele tentava explicar-me quem era o seu sócio aqui no Brasil.Como eu não conseguia visualizar quem era embora supostamente devia conhece-lo,o meu amigo explicava-me que era um individuo alto,de ombros largos,que aparentava estar na casa dos 40 anos.Perante a minha incapacidade para reconhecer a descrição,ele insestia em falar-me dos seus tiques e do modo bamboliante do seu andar.Só finalmente quando viu que eu não chegava lá,é que o meu amigo se lembrou de me dizer que o sócio em questão era negro.Assim se pode ver como a diferença de raças aqui no Brasil pode ser tão irrelevante ao ponto de ter sido o ultimo atributo utilizado para o destinguir.
Estas duas realidades,(as belezas naturais e a michelania de raças),caricaturizadas na anedota inicial,fez com que nascesse por esta terra um provérbio que afirma "QUE DEUS É BRASILEIRO!"- E deve ser mesmo! Tendo em consideração que Jesus era um autêntico judeu,como tal um não branco,ao contrário das românticas reproduções arianas do renascimento;Tendo tambem em consideração que o seu nome prolifera por esta terra sem qualquer pudor,desde os pára-lamas dos camiões,as tshirt's dos jovens,até aos grafittis que enchem as paredes;Por ultimo,tendo tambem em consideração que este povo é de uma devoção doentia a Jesus, e que o segue atraves das mais dispares religiões que vão desde a Católica até á Igreja Universal do Reino de Deus (IURD),passando pelas demais Igrejas Evangelistas; Somos quase obrigados a concordar e a acreditar que :DEUS É BRASILEIRO

2 comentários:

  1. Acho que têm razão , vc e os brasileiros, pois Deus deve ser mesmo brasileiro, senão não teriamos esse "continente" com tão bom astral, com tão bom feitio e sempre disposto a aceitar as coisas da Vida, sejam quais forem, com tanta complacência e tolerância. Os mais graves problemas , o povo encara sempre pelo lado mais positivo, sempre encontram uma forma de os aceitar com um sorriso, por mais sofrido que seja.É um grande País e um Povo sem igual.Admiro-os muito. Aproveite bem os dias que está por aí, pois apesar das crises várias, ainda se vive com muita alegriaque se torna contagiante. xau xau.

    ResponderEliminar
  2. Os brasileiros sao encantadores, de preferencia...no Brasil! A Europa está a sofrer uma invasao sem precedentes por parte de nao brancos e eu como nacionalista,nao quero este futuro quero para os meus filhos.

    ResponderEliminar