segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Um santuário tropical

Já á alguns anos que durante o Inverno frio e chuvoso de Lisboa aproveito para escapar para este santuário tropical que encontrei no nordeste brasileiro.A praia da Pipa,ao contrário de Fortaleza,Natal ou João Pessoa,não tem os problemas de segurança e tumultos urbanos próprios das grandes cidades,mas sim a calma necessária para se descansar ao sol nas suas extensas praias durante o dia enquanto á noite passeando pelo empedrado da sua comprida rua principal,onde se pode encontrar as mais diversas lojas desde a moda ao artesanato,bem como uma infinidade de restaurantes para todos os gostos e paladares,pode-se beber um copo em qualquer um dos variados bares sempre animados,alguns com musica ao vivo.
No inicio esta praia não passava de um simples lugarejo junto á vila de Tibau do Sul,descoberto pelos surfistas que fizeram das suas ondas um local de eleição. Atrás destes veio a tribo dos pseudo-yppies da actualidade,com os seus longos cabelos despenteados,os seus costumes libertos,as suas aptidões artisticas e o seu modo de viver alegre e descontraido.Consequência imediata começaram a abrir os estabelecimentos comerciais em cima referidos,que transformaram rápidamente o pacato vilarejo num autêntico local de atrção turistica.
A abertura de pousadas de todos os tamanhos e feitios foi apenas a consequência lógica necessária para hospedar as hostes destes novos "bárbaros"que vindos de todo o mundo vêm á descoberta daquilo que pensam ser uma "Torre de Molinos" ou "Saint Tropéz" disponivél durante todo o inverno europeu.
Estando quase em cima do Equador e já no hemisfério Sul o seu clima é sempre quente e humido,principalmente nos meses do outono e inverno do hemisfério norte,em que ali é verão e a época das chuvas,que alternam com dias solarengos de um calor abrasador.
Entre Pipa e Tibau há uma luxuriante reserva ecológica quase pendurada na alta falésia que a separa da areia da praia da Baía dos Golfinhos,onde os ditos cujos nadam á vontade longe de qualquer predador inclusive do próprio homem.
A paisagem é feita de alvas dunas selvagens,parcialmente cobertas com a serrada mata atlântica.As falésias que emolduram a estreita e comprida praia são de cor de barro avermelhado,e para as transpor,de quando em vez tem altas escadarias feitas de madeira,mandadas construir pelos donos dos bares/restaurantes que dão apoio á praia.
Uma estreita estrada marginal percorre todo o trajecto de Pipa a Tibau,entalada entre a profunda escarpa da falésia e areal das dunas que chega mesmo a invadir a estrada.
As fotos anexadas a seguir dão apenas uma pálida ideia da beleza natural e da boa vida que o casal Paço d'Arcos está aqui a gozar enquanto por ai se continua a tilintar de frio.

1 comentário:

  1. PARA FUGIR DO FRIO VAIS ARRANJAR UM BOCADO DE CALOR NAS ORELHAS.
    NO PAÍS DA MALANDRAGEM, BANDIDO É REI.
    SÓ EM NATAL 30 MIL ESTÃO FICHADOS E FOTOGRAFADOS.......................

    ResponderEliminar