sábado, 20 de fevereiro de 2010

O GÉNIO DE AGOSTINHO DA SILVA

EU PASSEANDO NO MEU SLK (que parecia não existir)

EU ENTRANDO NO MEU CARRO À PORTA DA MINHA CASA


A MINHA CASA NA RUA DA PALMEIRA A 300 METROS DA DO AGOSTINHO DA SILVA

POR ESTA PORTA SÓ ENTRAVAM OS ELEITOS CONVIDADOS


AGOSTINHO DA SILVA, NEM A ORIGINALIDADE NEM A COERÊNCIA


Não me preocupa no que penso nem a originalidade nem a coerência. Quanto à primeira, tudo aquilo com que concordo passa a ser meu — ou já meu era e ainda se me não tinha revelado. A minha originalidade está só, porventura, na digestão que faço. Pelo que respeita à coerência, bem me rala; o que penso ou escrevo hoje é do eu de hoje; o de amanhã é livre de, a partir de hoje, ter sua trajectória própria e sua meta particular. Mas, se quiserem pôr-me assinatura que notário reconheça, dirão que tenho a coerência do incoerente e a originalidade de não me importar nada com isso.

Prof. Agostinho da Silva

***

(transcrição do comentário de um seguidor atento)
Anónimo disse...
" E POSTO QUE VIVER ME É EXCELENTE,CADA VEZ GOSTO MAIS DE MENOS GENTE" - Agostinho da Silva

um seguidor atento e agradecido

20 de Fevereiro de 2010 11:53

****
QUANDO ESTAVA VIVO ESTE GRANDE MESTRE DO PENSAMENTO, FILOSOFO DA INCOÊRENCIA DE CONVICÇÕES INABALAVEIS, ERA MEU VIZINHO, POIS MORAVA EM LISBOA NA TRAVESSA DO ABARRACAMENTO DE PENHICHE, UMA TRANSVERSAL DA RUA DA PALMEIRA, LOGO 100 METROS ACIMA DA CASA ONDE MORO.
JÁ AQUI AFIRMEI QUE É MEU HABITO FREQUENTAR O RESTAURANTE DE VIDRO QUE ESTÁ INSTALADO NO MEIO DO JARDIM DO PRINCIPE REAL COM A SUA ESPLANADA ONDE TANTO SE PODE APANHAR SOL COMO ESTAR RESGUARDADO À SOMBRA DA ÁRVORE MAIS ALTA DE LISBOA.
FELIZMENTE NÃO ERA EU O ÚNICO QUE TINHA ESTE HABITO POIS "O MESTRE" TAMBÉM APROVEITAVA OS DIAS BONITOS PARA LÁ IR APANHAR SOL E DAR DOIS DEDOS DE CONVERSA AOS VIZINHOS E AMIGOS QUE ENCONTRAVA.
QUANDO EU TINHA A SORTE DE O ENCONTRAR NÃO ME CONTENTAVA COM OS DOIS DEDOS MAS QUERIA TODOS OS DEDOS DA MÃO E SE POSSIVEL ATÉ OS DOS PÉS. BEBIA CADA PALAVRA PRENUNCIADA POR AQUELA BOCA, CORREIA DE TRANSMISSÃO ORAL DE UM CEREBRO GENIAL ONDE ERAM PARIDOS OS PENSAMENTOS MAIS EXDRUXULOS, QUIÇA ATÉ ABSURDOS. AQUELE ROSTO BARBUDO DE OLHAR PERDIDO NO AMANHÃ SERVIU-ME CERTAMENTE DE MODELO PARA A MINHA ACTUAL APARENCIA, ASSIM COMO O SEU PENSAMENTO DOMINA POR COMPLETO OS MEUS.
TAMBÉM ELE, TAL COMO PADRE ANTÓNIO VIEIRA E FERNANDO PESSOA, DEFENDIA UM "QUINTO IMPÉRIO", QUE É A ESSÊNCIA DA ALMA LUSITANA, TÃO BEM DEFENDIDA NA FRASE PESSOANA: "A MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA"





(transcrição do comentário feito a esta mesma postagem)


Anónimo disse...
Carlos sou um seguidor atento deste blog,não sou pessoa de grandes comentarios,mas hoje resolvi deixar aqui a minha opinião quanto ao conteudo do mesmo:
Tu como pessoa inteligente que tens vindo a mostrar desde o inicio deste blog (que já fez um ano),que falas de variadissimos assuntos uns mais sérios do que outros e isso é que torna este blog tão eclético e interessante deverias mante-lo nesse formato, porém compreendo a tua revolta perante o facto de alguém sem escrupulos e de má formação estar a fazer as coisas horriveis a que temos assistido,dizias tu que usaste o blog para "atacar" essas mesmas pessoas.
Bem, provavelmente eu faria o mesmo. Espero que a justiça "castigue" essas pessoas, porque não podem simplesmente "atacar" e fugir. Mas por favor continua com temas de interesse público e tenta resistir aos ataques a que tu e a tua "maria" estão a ser alvos.
És um homem inteligente e (in)coerente, lembrate que estamos do lado de cá,sempre na expectativa de interessantes temas. Vocês os dois fazem uma boa equipe. Obrigado
Aquele que te admira

20 de Fevereiro de 2010 19:33



****
NO COMENTÁRIO EM CIMA MAIS UMA VEZ E COM TODA A RAZÃO SE PROTESTA CONTRA ESTE QUASE JOGO "DE ATACAR E FUGIR" EM QUE EU TENHO ANDADO NUMA BUSCA VÃ EM QUERER RESOLVER AS CALUNIAS FAZENDO "JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS". É MAIS UMA LIÇÃO QUE EU RECEBO DOS SEGUIDORES DO BLOG, COM QUEM JÁ TANTO APRENDI EM MATERIA DE HUMILDADE E BONDADE. ESTAS EMOÇÕES E A REFERENCIA FEITA NO VIDEO, PROJECTARAM-ME DE IMEDIATO PARA O GRANDE POETA ANRIQUE PAÇO D'ARCOS, MEU PAI, QUE VEM TAMBÉM ENSINAR-ME QUE PARA ALÉM DOS BOFETÕES "AS MÃOS" TÊM OUTRA UTILIDADE E SIGNIFICADO BEM MAIS PACIFICO E SENSATO. OUÇA-MOS O POETA:



MÃOS QUENTES



MÃOS FRIAS CORAÇÃO QUENTE


OUÇO DIZER TODA A GENTE


NÃO SEI BEM SE COM RAZÃO;


MÃOS QUENTES CORAÇÃO FRIO


CORAÇÃO MORTO E VAZIO


SEM NADA DE CORAÇÃO.


DEIXAI FALAR ESSAS GENTES,


NÃO SABEM O QUE É AMAR.


EU TENHO AS MÃOS SEMPRE QUENTES


E O CORAÇÃO A ESCALDAR.


(in Poesias inéditas de Anrique Paço d'Arcos)







2 comentários:

  1. Carlos sou um seguidor atento deste blog,não sou pessoa de grandes comentarios,mas hoje resolvi deixar aqui a minha opinião quanto ao conteudo do mesmo:
    Tu como pessoa inteligente que tens vindo a mostrar desde o inicio deste blog (que já fez um ano),que falas de variadissimos assuntos uns mais sérios do que outros e isso é que torna este blog tão eclético e interessante deverias mante-lo nesse formato, porém compreendo a tua revolta perante o facto de alguém sem escrupulos e de má formação estar a fazer as coisas horriveis a que temos assistido,dizias tu que usaste o blog para "atacar" essas mesmas pessoas.
    Bem, provavelmente eu faria o mesmo. Espero que a justiça "castigue" essas pessoas, porque não podem simplesmente "atacar" e fugir. Mas por favor continua com temas de interesse público e tenta resistir aos ataques a que tu e a tua "maria" estão a ser alvos.
    És um homem inteligente e (in)coerente, lembrate que estamos do lado de cá,sempre na expectativa de interessantes temas. Vocês os dois fazem uma boa equipe. Obrigado
    Aquele que te admira

    ResponderEliminar
  2. Até que enfim!!! há dois dias que parastes com a tua luta por "justiça com as próprias mãos" e olha o resultado! o convivio com a Lingua Portuguesa, tão rico e poético. Agora percebo de onde te vem a veia da escrita... Teu PAI era mesmo um SENHOR POETA, pena que não tenha sido tão divulgado e conhecido quanto merecia .
    Gostei de te ouvir falar sobre o nosso pensador e um dos poucos intelectuais marcantes do nosso país no seculo passado. Quem me dera ter tido também o convivio com ele talvez escrevesse e me expressasse melhor do que faço. Mas é para isso que serve o teu blog, voltaste ao teu objectivo principal que é darnos a conhecer coisas que nós na nossa ignorância não conheciamos mas que ao falares delas nos obrigas à pesquisa-bendita internet- e ficamos a saber um pouco mais.
    Obrigado por voltares ao blog que nós esperamos
    Anónimo por Opção

    ResponderEliminar