domingo, 28 de fevereiro de 2010

6 DÉCADAS DE MÁS URGÊNCIAS HOSPITALARES

NOVO HOSPITAL DE CASCAIS ACABADO DE INAUGURAR

VELHO HOSPITAL DE CASCAIS ACABADO DE FECHAR

AS VELHAS URGÊNCIAS DECADENTES

A PROMISCUIDADE DA ENFERMARIA DO VELHO BANCO

INACREDITÁVEIS TRASEIRAS DO VELHO HOSPITAL
* * *
HÁ MUITOS E MUITOS ANOS QUE SOU UMA ESPÉCIE DE "HIPOCONDRIACO". PARA QUEM NÃO SABE É UMA PESSOA QUE TEM A MANIA DAS DOENÇAS E TEM MEDO DE ESTAR PERMANENTEMENTE COM QUALQUER COISA DE GRAVE, PELO QUE AO MENOR SINAL CORRE DE IMEDIATO PARA O BANCO DE URGÊNCIAS DO HOSPITAL. COMO VIVO HÁ 6 DÉCADAS EM CASCAIS, IMAGINEM LÁ AS VEZES QUE ME LEVANTEI A MEIO DA NOITE PORQUE ME DOÍA O PEITO, PARA IR A CORRER PARA AS URGÊNCIAS DE CASCAIS, ALGUMAS VEZES DE PIJAMA E TUDO. NO FINAL, DEPOIS DE UMA ETERNIDADE PASSADA NAQUELAS INSTALAÇÕES QUE JÁ ERAM VELHAS HÁ 60 ANOS ATRÁS, FAZENDO ANALISES E ELECTROCARDIOGRAMAS, ACABAVA SEMPRE POR SER MANDADO PARA CASA COM UNS SIMPLES COMPRIMIDOS PARA OS GASES.
NEM SEMPRE AS MINHAS AFLIÇÕES SE RESUMIAM "AOS PEIDOS" EM CIMA REFERIDOS. AO LONGO DE TANTO TEMPO, VOLTA E MEIA, LÁ APARECIA UMA "DOENÇAZINHA" REAL, QUE DEPOIS DE DIAGNOSTICADA ME LEVAVA DE IMEDIATO A FUGIR PARA UM HOSPITAL PARTICULAR, POIS ERA LIMITADA A CAPACIDADE DE AGUENTAR AQUELE AUTÊNTICO FILME DE HORROR.
A SALA DE ESPERA DO BANCO DE URGÊNCIAS, COM UMA MULTIDÃO DE PESSOAS SENTADAS NO CHÃO E NAS POUCAS CADEIRAS EXISTENTES, UMAS DE PIJAMA COMO EU, OUTRAS ENFAIXADAS DOS PÉS À CABEÇA E ATÉ MESMO OUTRAS TANTAS ENSANGUENTADAS DEITADAS NAS MACAS DAS AMBULÂNCIAS QUE ALI AS TROUXERAM, PARECIAM AQUELAS IMAGENS QUE RETEMOS DOS FILMES DE GUERRA COM OS SEUS HOSPITAIS DE CAMPANHA. SÓ FALTAVA MESMO OUVIR O BARULHO DOS HELICÓPTEROS A POISAREM, QUE ERA SUBSTITUÍDO PELAS IRRITANTES E ESTRIDENTES SIRENES DAS AMBULÂNCIAS QUE CHEGAM.
O SERVIÇO DE TRIAGEM CRIADO Á ALGUNS ANOS, SUPOSTAMENTE PARA DAR PRIORIDADE A QUEM A TEM, NUNCA FUNCIONOU EM CONDIÇÕES, PARA ALÉM DE COM UM SIMPLES OLHAR E DUAS PERGUNTAS ESTÚPIDAS, OS MÉDICOS DIVERTIREM-SE A DISTRIBUIR SENHAS QUE VÃO DA LETRA "A" (MUITO URGENTE) ATÉ À LETRA "D" (POUCO URGENTE). NÃO FORAM RARAS AS VEZES EM QUE ASSISTI ENTRE OS PACIENTES À TROCA DE UMA SENHA "A" POR UMA SENHA "D", MEDIANTE O PAGAMENTO DE UMA DETERMINADA QUANTIA. OUTRAS VEZES,(O QUE ERA NORMALMENTE O MEU CASO COMO DIABÉTICO), ACONTECIA QUE PACIENTES QUE APARENTEMENTE NADA TINHAM RECEBIAM DE IMEDIATO SENHAS "A" ENQUANTO OS JÁ REFERIDOS QUE AGUARDAVAM ENSANGUENTADOS NAS MACAS, CONTINUAVAM PACIENTEMENTE À ESPERA.
VENCIDA A BARREIRA DA TRIAGEM E DO JOGO DAS SENHAS, LÁ DENTRO O PESADELO CONTINUAVA. A EXÍGUA SALA DA ENFERMARIA ESTAVA SEMPRE LOTADA POR UMA DÚZIA DE DOENTES DEITADOS EM MACAS QUE AGONIZAVAM COM GEMIDOS DE DOR.
DEPOIS DE ATRAVESSAR ESTE INFERNO DE DANTE, (SOMENTE NAS IDAS NOCTURNAS), ENTRAVA-SE FINALMENTE NA SALA DO MÉDICO, ONDE ESTE SENTADO SONOLENTO A UMA SECRETÁRIA, DE ONDE NUNCA SE LEVANTAVA PARA EXAMINAR MELHOR OS DOENTES, PASSAVA RECEITAS PARA OS MAIS VARIADOS EXAMES QUE LHE VINHAM Á CABEÇA. AQUI COMEÇAVA O CALVÁRIO DE PERCORRER AQUELES CORREDORES ESCUROS E SUJOS, DE PAPELINHO NA MÃO, EM BUSCA DA SALA DAS ANÁLISES OU ATÉ A DOS ELECTROCARDIOGRAMAS. DECORRIDA UMA ETERNIDADE LÁ VOLTAVA EU TODO CONTENTE AO MESMO MÉDICO, MUNIDO DE UM GRANDE ENVELOPE CASTANHO PARDO CONTENDO OS RESULTADOS DOS EXAMES. E PRONTO! LÁ VOLTAVA EU PARA CASA COM A RECEITA PARA OS PEIDOS...
FINALMENTE O, HÁ DÉCADAS PROMETIDO NOVO HOSPITAL DE CASCAIS FOI INAUGURADO COM POMPA E CIRCUNSTÂNCIA, COM SÓCRATES E CAPUCHOS À MISTURA. O VELHINHO HOSPITAL ESTAVA DEFINITIVAMENTE CONDENADO.
HOJE À NOITE, (AGORA MESMO), ESTANDO A PREPARAR AS MALAS PARA PARTIR AMANHÃ AO FINAL DA MANHÃ PARA A "RIVIERA MAYA", (NÃO ERA MUITO DIFÍCIL DE ADIVINHAR DEPOIS DE TANTAS POSTAGENS FALANDO DELA), CONSTATEI QUE NÃO TINHA MAIS INSULINA NEM SEQUER UMA RECEITA PARA A ADQUIRIR. RESOLVI ENTÃO IR AO HOSPITAL EM BUSCA DA DITA RECEITA, MAS ESQUECI-ME QUE O NOVO JÁ TINHA SIDO INAUGURADO PELO QUE FUI AO VELHO.
AQUI O ESPECTÁCULO ERA TAMBÉM DE UM FILME DE GUERRA, SÓ QUE DESTA VEZ AS IMAGENS ERAM AQUELAS QUE GUARDAMOS DOS NAZIS A QUEIMAREM DOCUMENTOS E A GUARDAREM TUDO EM CAIXAS E GRANDES SACOS DE PLÁSTICO, PREPARANDO-SE PARA FUGIREM À FRENTE DOS EXÉRCITOS ALIADOS.
O CAOS ERA TOTAL. FALTAVA UMA HORA PARA A MEIA-NOITE, ALTURA EM QUE O SERVIÇO DE URGÊNCIA QUE FORA MANTIDO NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO SERIA DEFINITIVAMENTE ENCERRADO PARA IR PARA O NOVO HOSPITAL ONDE JÁ SE ENCONTRAM TODOS OS OUTROS SERVIÇOS.
ERA UMA HORA HISTÓRICA, COMO HISTÓRICO ERA TAMBÉM O MOMENTO EM QUE POR COINCIDÊNCIA EU FUI TESTEMUNHA PRESENCIAL, A AGONIA FINAL DAQUELE QUE TINHA ASSISTIDO A TANTOS EM AGONIA.
VER AQUELAS SALAS TÃO MINHAS CONHECIDAS, AGORA NÃO MAIS CHEIAS DE MACAS COM DOENTES AGONIZANTES MAS COM CAIXOTES E DEMAIS EMBALAGENS, DEU-ME UMA CERTA NOSTALGIA. SEMPRE TINHAM SIDO 6 DÉCADAS A SER MALTRATADO. MAS APESAR DISSO DEIXARAM-ME UMA PONTINHA DE SAUDADE...
* * *
ADEUS ATÉ AO MEU REGRESSO QUE TANTO PODE SER DAQUI A UMA SEMANA COMO EM 2012 PARA ASSISTIR COM VOCÊS AO FIM DO MUNDO.




Sem comentários:

Enviar um comentário