segunda-feira, 17 de maio de 2010

SER OU NÃO SER?

WILIAM SHAKESPEARE

"TO BE OR NOT TO BE?..."
SER OU NÃO SER? HEIS A QUESTÃO...
FOI ESTA A CELEBRE FRASE QUE IMORTALIZOU SHAKESPEARE.
- O QUE QUERIA ELE DIZER COM ISTO? TODA A GENTE USA ESTA FRASE SEM ALCANÇAR O SEU VERDADEIRO SIGNIFICADO. O QUE O GRANDE POETA PRETENDEU LEGAR À HUMANIDADE FOI PRECISAMENTE QUAL O SENTIDO DESSA MESMA HUMANIDADE. A HUMANIDADE É COMPOSTA POR HUMANOS E ENTRE ELES PODEM HAVER ACTOS HUMANISTAS E HUMANITÁRIOS.
LOGO AQUI JÁ TEMOS DUAS ALTERNATIVAS QUE JUSTIFICAM A FRASE INICIAL.


Humanismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como primordiais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior. Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII. O termo abrange religiões não teístas organizadas, o humanismo secular e uma postura de vida humanista.
Humanistas famosos são entre outros Gianozzo Manetti, Marsílio Ficino, Erasmo de Roterdão, Carlos Bernardo González Pecotche, François Rabelais, Pico de La Mirandola, Thomas Morus, Andrea Alciati, Auguste Comte.



HUMANITÁRIO

ORIGEM DICIONÁRIO



ADJECTIVO RELATIVO À HUMANIDADE, DOTADO DE BONS SENTIMENTOS CONDUCENTES AO BEM GERAL DO HOMEM; BONDOSO; FILANTRÓPICO...



* * *

RESPONDER A ESTA PERGUNTA EM RELAÇÃO À MINHA PRÓPRIA PESSOA ACABA POR SE TORNAR NUMA TAREFA IMPOSSIVEL, POIS TANTO ENCONTRO EM MIM A CONDIÇÃO DE HUMANISTA COMO A REALIZAÇÃO DE ACTOS HUMANITÁRIOS.

NÃO QUERO DE MODO ALGUM QUE FIQUEM A PENSAR QUE ESTOU A AUTO ELOGIAR-ME COM ESTA LINHA DE PENSAMENTO, ANTES PELO CONTRÁRIO, ESTOU A ADMITIR AS FRAGILIDADES DA MINHA PRÓPRIA ESSÊNCIA.

*

"SOU UM HUMANISTA!" - PORQUE SOU UM RACIONALISTA ANTI-CLARICAL E NESTE CASO OBVIAMENTE TERIA QUE SER UM SER SUPERIOR QUE ATRIBUI A MAIOR IMPORTANCIA À DIGNIDADE, ASPIRAÇÕES E CAPACIDADES HUMANAS, PARTICULARMENTE A RACIONALIDADE, O QUE ME IMPEDERIA OBVIAMENTE DE TAMBÉM SER UM "FILHO DA PUTA", COMO NA REALIDADE SOU NA MINHA RELAÇÃO DIÁRIA AGRESSIVA PARA COM O RESTO DO MUNDO.

*

"SOU HUMANITÁRIO!" - APESAR DE ME ASSUMIR COMO UM "FILHO DA PUTA" GRANDE PARTE DAS MINHAS INTERVENÇÕES AO LONGO DA MINHA VIDA TÊM UMA ORIGEM FILANTRÓPICA, QUIÇÁ ATÉ MESMO BONDOSA, NOMEADAMENTE ATRAVES DAS MINHAS INTERVENÇÕES PUBLICAS, COMO A FUNDAÇÃO, OS PROGRAMAS DE RÁDIO E TELEVISÃO, OS LIVROS, ETC E TAL.

*

MAS QUE GRANDE CONFUSÃO QUE PARA AQUI ANDA NA MINHA CABEÇA QUE ME FARTO DE FALAR E AINDA NÃO DISSE NADA QUE VOCÊS POSSAM ENTENDER AONDE É QUE PRETENDO CHEGAR! - É VERDADE! - EU PRÓPRIO SEI QUE TENHO ALGO A DIZER ACERCA DISTO MAS NÃO CONSIGO ALCANÇAR.

TALVEZ TENHA SIDO ESSA A VERDADEIRA RAZÃO DA PERGUNTA QUE O POETA FEZ.

"SER OU NÃO SER?" A QUESTÃO JÁ É POSTA DE MODO A NÃO PODER TER RESPOSTA. TAL COMO A BUSCA DO "HOLLY GRAAL" OU " THE MINING OF LIFE" SÃO BUSCAS INALCANÇAVEIS, PORQUE A SUA RAZÃO DE SER JÁ ESTÁ CONTIDA NA SUA EXISTÊNCIA.

"SER OU NÃO SER?" A ÚNICA RESPOSTA QUE ENCONTRO É QUE "SOU".


Sem comentários:

Enviar um comentário