sábado, 24 de abril de 2010

DIÁLOGO SOBRE O AMOR

FOTO DA POSTAGEM DE 16 DE ABRIL DE 2009

A UNIÃO DE DOIS SERES CONSTROI O AMOR

O QUE É O AMOR?!

Há três formas de amor: O amor paixão; O amor amizade; E o amor filial/paternal.
Do primeiro toda a gente é especialista, pois já passou pelo menos uma ou duas experiencias positivas ou negativas. Já lá vai o tempo em que este tinha que ser obrigatoriamente eterno e não podia ser interrompido por separações ou divórcios.
Do segundo já não há muitos que entendam a sério, pois AMIGOS encontram-se meia dúzia e duram até ao fim da vida. Infelizmente eu perdi mais de metade precisamente no fim da vida deles e restaram-me apenas dois, por quem tenho uma divida eterna de gratidão por me terem dado mais do que é possível de imaginar, ou seja dedicaram-me toda as suas vidas, o que não me deixa outra alternativa do que devolver-lhes de volta a minha própria vida.
Do terceiro ninguém sabe nada há cerca dele pela sua complexidade. Esta forma de amor por não derivar de uma opção, mas sim de uma consequência biológica, é sustentada por axiomas presumíveis baseados comparativamente com as experiencias de terceiros. Ninguém tem duvida que uma Mãe não pode deixar de amar os filhos, e que estes projectam nela toda a força do amor que tem para dar. Também ninguém tem duvida, que embora de modo diferente um Pai adora os seus filhos e estes idolatram-no naturalmente. Nada podia estar mais errado, porque estamos a falar de seres portadores da mediocridade própria da sua condição de humanos.
O facto de um Pai que adora os seus filhos ter passado toda uma vida a esforçar-se para os criar e educar de acordo com parâmetros que são só seus, não o transforma automaticamente em um bom Pai, pois cada um dos filhos é um indivíduo com as suas próprias características e necessidades.
Felizmente há complementos do amor, como a ternura, o carinho, o espírito de entrega e sacrifício, que podem ajudar a minimizar as falhas que levam um Pai a não ser bom Pai.
Todos estes raciocínios são igualmente verdadeiros na recíproca inversa, ou seja na ligação dos filhos para os Pais.
No meu caso específico tive o privilégio de ser abençoado com quatro filhos, que são exactamente aqueles que eu escolheria se me tivesse sido dada essa oportunidade. Cada um a seu modo, é motivo de orgulho e as emoções que despertam em mim constantemente já são razões mais do que suficientes para eu ter vindo a este mundo.
Como Pai procurei sempre agir do melhor modo que soube e pude, embora talvez tenham sido mais as vezes em que falhei do que aquelas em que consegui estar presente no momento certo da vida de cada um dos meus filhos. Pelas minhas falhas quero aqui redimir-me.
Felizmente o amor não é algo fixo e imutável, mas sim uma energia positiva em constante evolução, com os seus altos e baixos, com os seus conflitos que chegam a tangenciar o ódio, mas felizmente também com as suas reconciliações cheias de entrega e de ternura que derretem o coração mais empedernido. No final de cada tempestade vem sempre a bonança de onde os seres saem sempre mais enriquecidos pela força da dor e do sofrimento. CPA
* * *
DE ALGUÉM QUE EU MUITO AMO RECEBI A MAIS BELA DEFINIÇÃO DO AMOR:

Para mim, o amor é algo vivo, é um ser orgânico e complexo composto pela correlação contínua de uma infinitude de coisas: respeito, admiração, carinho, compreensão, fascínio, atracção, amizade, etc. etc. dependendo de caso para caso, de pessoa para pessoa. Mas é sempre algo que se cuida, que se constrói, que se mantém vivo pelo esforço e empenho dos agentes que lhe dão vida.
Por isso, para mim o amor é uma dialética contínua e infinita. Uma oscilar arrítmico entre a felicidade e a dor.
Amar exige respeitar. E muitas vezes respeitar pode significar trairmo-nos a nós mesmos, moldar a nossa maneira de ser em função da felicidade ou da fragilidade do outro.
Amar, para mim, é superar-me. É superar a minha própria fraqueza, os meus vícios, a minha vaidade, a minha leviandade ... é aperfeiçoar-me em função daqueles que amo. Ou muitas vezes superar-me até naquilo que eu tenho por minhas qualidades.
Amar, acredito, faz de mim uma pessoa melhor, porque preocupada com a felicidade de alguém mais que não só eu própria.
Amar é auto infligir-me o silencio, quando as palavras podem magoar quem amo.
Amar é forçar as palavras, quando o silêncio sufoca quem amo.
Amar é saber conseguir pôr a minha vontade para segundo plano e entregar-me completa ao interesse são de quem amo.
Amar é ter a obrigação de ser justa, decente, escrupulosa e compreensiva com quem amo.
Amar é saber dominar os meus impulsos.
Amar é respeitar o espaço e o tempo dos que amo.
Amar é partilhar a felicidade dos que amo, mesmo quando ela não se relaciona nem depende em nada de mim.
Amar também é também prazer, riso, alegria, entrega, partilha, branco, doce, primavera e uma série de outras coisas luminosas que todos sabemos...Mas, para mim, estas, são as regras duras do jogo do amor; As mais dificeis de não corromper; Os requisitos mudos do amor: que não se pedem, mas têm que se receber; As que fazem do amor a mais exigente de todas as empresas da vida. IPA

* * *

O AMOR VENCE TUDO ! SÓ NÃO VENCE A AUSÊNCIA DO MESMO...


* * *

HÁ UM ANO ATRÁS NA POSTAGEM DE 16 DE ABRIL ERA ASSIM:


AMAR É...
AMAR É TODAS AS MANHÃS OLHARMO-NOS NO ESPELHO E ACEITAR O ROSTO GASTO QUE NOS OLHA.
AMAR É TODAS AS MANHÃS OLHAR O ROSTO QUE ESTÁ AO NOSSO LADO E CONTINUAR A ACHA-LO TÃO BONITO COMO NO PRIMEIRO DIA.
AMAR É SABER AMAR OS FILHOS E NETOS SEM FAZER DISTINÇÃO.
AMAR É SABER AMAR A MEMÓRIA DOS SERES AMADOS QUE JÁ CÁ NÃO ESTÃO.
AMAR É ESTARMOS SEMPRE PRESENTES QUANDO SOMOS PRECISOS.
AMAR É DAR SEM ESPERAR NADA EM TROCA.
AMAR É RECEBER SEM SE SENTIR OBRIGADO A RETRIBUIR.
AMAR É SABER CHORAR POR UMA DÔR QUE NÃO É SUA.
AMAR É TER UM OMBRO ONDE DEIXAR CAIR ESSAS LÁGRIMAS.
AMAR É CONFIAR INCONDICIONALMENTE MESMO CONTRA PROVAS QUE MOSTRAM O CONTRÁRIO.
AMAR É NÃO DUVIDAR QUE ESSA CONFIANÇA É RECIPROCA.
AMAR É RESPEITAR E SER RESPEITADO.
AMAR É ACEITAR OS OUTROS SEM TENTAR SE IMPOR.
AMAR É PERDOAR E ACEITAR O PERDÃO.
AMAR É VIVER E SER VIVIDO.
AMAR É SABER SER UM E O OUTRO NUMA SÓ EXISTÊNCIA RUMO AO MESMO SONHO QUE ESTÁ DO OUTRO LADO DO PÔR DO SOL QUE INCENDEIA O HORIZONTE.

1 comentário:

  1. Saber Amar é tão dificil quanto escrever sobre o Amor, mas com esforço e vontade conseguimos fazer ambos e isso está patente no que li acima.
    Que bom que é perceber que a eternidade dos sentires existe...
    Bjs

    ResponderEliminar