quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
FILHO DE OXALÁ
SOLRAC FILHO DE OXALÁ
OXALÁ (O SINCRETISMO DE JESUS)
PAI DE SANTO
CANDOMBLÉ
ATABAQUES
***
QUANDO HÁ MAIS DE 500 ANOS AS NAUS PORTUGUESAS CHEGARAM AO SUL DA COSTA AFRICANA, NOMEADAMENTE QUANDO DIOGO CÃO CHEGOU À FOZ DO RIO CONGO OU ZAIRE, DESCOBRINDO ASSIM AS TERRAS DE ANGOLA E CABINDA, ENCONTRARAM UM POVO ORGANIZADO POLITICAMENTE E RELIGIOSAMENTE.
POLITICAMENTE ESTAVAM ORGANIZADOS EM PEQUENAS REGIÕES GOVERNADOS POR REGULOS OU REIS, E RELIGIOSAMENTE ERAM TOTALMENTE CONTROLADOS PELOS FEITIÇEIROS QUE PROMOVIAM A ADORAÇÃO E VASSALAGEM A UMA SÉRIE DE DEUSES QUE REPRESENTAVAM INDIVIDUALMENTE AS QUALIDADES E OS DEFEITOS DOS HOMENS.
TODOS ESTES REGULOS PRESTAVAM VASSALAGEM À GRANDE RAINHA GINGA, SOBERANA ABSOLUTA DO REINO DO CONGO CUJAS FRONTEIRAS ABARCAVAM OS ACTUAIS TERRITÓRIOS DO CONGO, CABINDA E ANGOLA.
AS NAUS PORTUGUESAS TROUXERAM ALÉM DA DITA CIVILIZAÇÃO EUROPEIA, COM OS SEUS ESTRANHOS USOS E COSTUMES PARA UM POVO LIVRE QUE ANDAVA QUASE NÚ, APENAS COBERTOS POR PEQUENOS SAIOTES FEITOS DE CISAL, QUE SE VIRAM OBRIGADOS A SUBMETEREM-SE AO RIDICULO DAS PERUCAS BRANCAS E À FORÇA DO CHICOTE, TROUXERAM TAMBÉM OS MISSIONÁRIOS EVANGELIZADORES VESTIDOS DE BRANCO DOS PÉS À CABEÇA COM UMA BRAGILHA ATÉ AO PESCOÇO, QUE IMEDIATAMENTE CONFRONTARAM E DESAUTORIZARAM O PODER DOS FEITIÇEIROS, DESTRUINDO TODOS OS DEUSES LOCAIS EM NOME DE UM OUTRO CHAMADO JESUS QUE AFIRMAVAM SER O FILHO DO ÚNICO E VERDADEIRO DEUS. ESTA EVANGELIZAÇÃO FORÇADA ACABOU POR LEVAR O POVO A SUBMETER-SE ÀS CLARAS À CRUZ, ENQUANTO NO INTIMO DOS SEUS CORAÇÕES PERMANECIAM AS CRENÇAS DOS OUTROS DEUSES SECULARES.
COM A DESCOBERTA DO BRASIL POR CABRAL EM 1500 INICIOU-SE O TRAFEGO DE ESCRAVOS NEGROS CAPTURADOS À FORÇA EM ÁFRICA, PARA A EXECUÇÃO DE TODO O TRABALHO PESADO QUE OS ÍNDIOS LOCAIS ERAM INCAPAZES DE FAZER DEVIDO À SUA NATURAL INDOLÊNCIA.
ERAM Às CENTENAS OS NAVIOS NEGREIROS QUE ATRAVESSAVAM O ATLÂNTICO SUL DESPEJANDO MILHARES DE SERES HUMANOS VENDIDOS COMO GADO QUE A ÚNICA COISA QUE TROUXERAM PARA ALÉM DA ROUPA DO CORPO FOI AS SUAS CONVICÇÕES RELIGIOSAS E A ESPERANÇA QUE OS SEUS DEUSES ANCESTRAIS OS PROTEGESSEM ALI NAQUELA TERRA TÃO LONGUINQUA ONDE ERAM TRATADOS COMO ANIMAIS À FORÇA DO CHICOTE E DOS GRITOS DOS CAPATAZES.
NAS ROÇAS DE CAFÉ OU DE CANA DE AÇUCAR ONDE TRABALHAVAM, VIVIAM APARTADOS DOS DEMAIS HABITANTES DA FAZENDA, EM BARRACÕES E TERREIROS PRÓPRIOS CHAMADOS DE NEGREIROS.
COMO OBVIAMENTE EM NOME DO TAL JESUS TODO PODEROSO OS DITOS OPRESSORES VESTIDOS DE BRANCO IMPEDIAM-NOS DE PROFESSAR QUALQUER CULTO AOS DEUSES DELES, VIRAM-SE ENTÃO OBRIGADOS A CRIAR UMA NOVA “RELIGIÃO” BASEADA NO SINCRETISMO COMPARATIVO COM A RELIGIÃO CATÓLICA, A QUE CHAMARAM DE “CANDOMBLÉ”. NO CANDOMBLÉ CADA DEUS TRADICIONAL AFRICANO ASSUMIA O SINCRETISMO COM UM SANTO CRISTÃO QUE FOSSE POSSUIDOR DE CARACTERISTICAS SEMELHANTES. ASSIM, OXALÁ O PAI DE TODOS OS SANTOS SE TRANSFORMOU NA IMAGEM DE JESUS, BEM COMO A SUA MÃE, “YEMANJÁ” SE TRANSFORMOU NA IMAGEM DA VIRGEM MARIA.
É CLARO QUE ESTA CONFUSÃO ENTRE SANTOS CRISTÃOS, COMO SÃO JORGE, SÃO PEDRO E OUTROS, COM “OGUM”, “OXUM” E TODA A INFINIDADE DE SANTOS QUE SÃO VENERADOS NO CANDOMBLÉ OU UMBANDA PRECISAVA DE QUEM CUIDASSE DO CULTO E DEMAIS TRABALHOS. ASSIM NASCERAM OS TERREIROS OU CHÁCARAS DE CANDOMBLÉ, PRESIDIDAS POR UM PAI DE SANTO QUE É VENERADO E ACESSORADO POR UMA MÃE PEQUENA E ADORADO PELOS FILHOS DE SANTO, UNGIDOS E RASPADOS.
DENTRO DO TERREIRO HÁ SEMPRE UM TRONO MAIOR ONDE SE SENTA O PAI OU A MÃE DE SANTO, QUE NÃO PASSA DE UM SIMPLES CADEIRÃO DE MADEIRA RÚSTICA EM CIMA DE UM ESTRADO MAIS ALTO. EM BAIXO HÁ DOIS CADEIRÕES IDENTICOS ONDE SE SENTAM NÃO SÓ A MÃE PEQUENA, FIGURA TÃO OU MAIS VENERADA DO QUE O PAI, E O CONVIDADO ESPECIAL EM CADA CERIMÓNIA. ESTAS COMEÇAM SEMPRE COM O RUFAR DO SOM RITMADO DOS ATABAQUES (TAMBORES ALTOS), QUE CHAMAM OS FIÉIS PARA O CANDOMBLÉ.
SEGUINDO RITUAIS BEM ESPECIFICOS AS CERIMÓNIAS TÊM LUGAR COM A ENTRADA PRIMEIRO DOS “HOMENS DA CASA” QUE TRAZEM SEMPRE OFERENDAS DE PINGA (CACHAÇA) QUE ANTES DE BEBEREM COSPEM PARA A ESQUERDA E PARA A DIREITA PARA QUE O “HOMEM DA RUA” NÃO SE SINTA EXCLUIDO. LÁ DENTRO TODOS CUMPRIMENTAM PRIMEIRO A MÃE PEQUENA, RUJANDO-SE AOS SEUS PÉS E BEIJAM DE JOELHO EM TERRA A MÃO DO PAI DE SANTO A QUEM PEDEM A BENÇÃO. SÓ DEPOIS É PODEM CUMPRIMENTAR OS DEMAIS PRESENTES ABRAÇANDO-OS À ESQUERDA E À DIREITA. DEPOIS DO PAI TER BENZIDO OS CANTOS Á CASA COMEÇAM AS CERIMÓNIAS. NUM CRESCENTE FRENÉTICO O RUFAR DOS ATABAQUES VAI AUMENTANDO NUM RITMO QUASE HIPNOTIZANTE, ENQUANTO AO CENTRO VÃO DESFILANDO AS FILHAS DE SANTO VESTIDAS A RIGOR COM TRAJES E CORES PRÓPRIAS DO SEU SANTO. A ASSITÊNCIA COMPARTILHA OS CADINHOS CHEIOS DE UM LIQUIDO INEBRIANTE QUE VÃO BEBENDO À SUA PASSAGEM COMO SE FOSSE UM CERIMONIAL DE “JOIN” DE MACONHA. ESTA NÃO É ADMITIDA OFICIALMENTE MAS APENAS ACEITE OFICIOSAMENTE, PELO QUE RÁPIDAMENTE FICA NO AR UM CHEIRO ADOCICADO DOS VAPORES DO ALCOOL, DA ERVA E DO SUOR DOS CORPOS ESCALDATES. TODA A GENTE CAI NA EUFURIA DO RITMO E DA DANÇA. AO CENTRO O “SANTO DESÇE” NAS FILHAS DE SANTO QUE DANÇAM FRENÉTICAMENTE, CHEGANDO MESMO A ENTRAREM EM CONVULSÕES QUASE EPILETICAS. É NESTE MOMENTO QUE SUAS FEIÇÕES SE TRANSFIGURAM, COMEÇAM A VOCIFERAR PALAVRAS INCOMPREENSIVEIS EM LÍNGUAS ESTRANHAS, E PROCURAM INSTINTIVAMENTE AQUELES DA ASSINTÊNCIA QUE ALI FORAM EM BUSCA DE AJUDA. PEGAM AO COLO CRIANÇAS DOENTES EM QUEM SOPRAM NOS SEUS UMBIGOS. AGARRAM EM HOMENS OU MULHERES AFLITAS COM QUEM RODOPIAM NA DANÇA OU SIMPLESMENTE ENCHEM A BOCA COM CACHAÇA DA PRÓPRIA GARRAFA BORRIFANDO EM SEGUIDA OS MESMOS. ASSIM VAI SEGUINDO O CANDOMBLÉ ATÉ TODOS OS PRESENTES ACABAREM POR PERDER A NOÇÃO DA REALIDADE. QUANDO NO FINAL O PAI DE SANTO ENTENDE TER CHEGADO A HORA DE DESPENSAR OS PRESENTES, TODOS REGRESSAM AOS SEUS LARES COM O CORPO A FERVER, A CABEÇA RODOPIANDO COMO EMBRIEGADOS, MAS COM O CORAÇÃO CHEIO DE ESPERANÇA QUE AS GRAÇAS QUE ALI FORAM PEDIR TENHAM SIDO REALIZADAS…
É UM ACTO DE FÉ! – TÃO VÁLIDO COMO QUALQUER OUTRO.
QUANTAS VEZES NA MINHA INFÂNCIA OS MEUS PAIS ME LEVARAM A FÁTIMA ONDE ASSISTI ÀS NÃO MENOS INCRIVEIS CENAS DAS PESSOAS QUE SE ARRASTAVAM PELO “JOELHODROMO” ABAIXO EM DIRECÇÃO À CAPELINHA DAS APARIÇÕES ONDE SE DAVAM CENAS DE HISTERISMO PELA FÉ TÃO SEMELHANTES A ESTAS.
É TAMBÉM UM ACTO DE FÉ! …
PARA MIM COMO “SOLRAC” SENDO UM RACIONALISTA FICA DIFICIL ACREDITAR NESTES ACTOS DE FÉ. MAS SE FICA DIFICIL ACREDITAR EM QUALQUER DEUS, TORNA-SE BEM FÁCIL ACREDITAR NO HOMEM E NO SEU “EU SUPERIOR”. O SEU PODER É INFINITO. A SUA FORÇA PODE SER DESPOLETADA NA PRAÇA DE SÃO PEDRO COM A MULTIDÃO QUE SE CONGREGA PARA O “ANGELUS PAPAL”, NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA OU EM QUALQUER TERREIRO DE CANDOMBLÉ.
ESTANDO NO ESTADO DA BAHIA ONDE O CANDOMBLÉ NASCEU ENTRE OS ESCRAVOS, ONTEM PROCUREI O PAI DE SANTO LOCAL, “BABA ORIXÁ SILVANO” A QUEM PRESTEI A MINHA REVERÊNCIA E PEDI QUE ME FIZESSE SEU FILHO. FOI COMOVENTE A CERIMÓNIA PRIVADA QUE TEVE LUGAR NO TERREIRO APENAS ASSITIDA PELA MINHA MULHER E ALGUNS FILHOS DE SANTO. HOUVE BENZEDURA E ORAÇÕES. O PAI COM UM MOLHO DE FOLHAS EM SUA MÃO, ATIÇOU TODO O MEU CORPO ENQUANTO FAZIA O CHAMAMENTO DE TODOS OS SANTOS, ESPECIALMENTE DE “OXALÁ” DE QUEM DETERMINOU SER EU FILHO.
FOI ASSIM A MINHA INICIAÇÃO EM “ALGO”QUE AINDA NÃO COMPREENDO NEM ACREDITO, MAS QUE TENHO O MAIOR RESPEITO E ESPERO VIR A ENTENDER BREVEMENTE EM FUTURAS SESSÕES DE CANDOMBLÉ QUE CERTAMENTE NÃO DEIXAREI DE ESTAR PRESENTE.
COMO ZARATUSTA ASSIM VOS FALA O MESTRE SOLRAC, AGORA FILHO DE OXALÁ
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Muito bem!!! em Roma sê Romano... espero que a tua pouca fé aparente não te impeça de vires mesmo a acreditar na força de um Candomblê, porque senão, nada te vale seres filho de Santo...
ResponderEliminarO Solrac deve ter uma mente bem aberta a qualquer novo desafio e por isso até percebo que estejas nessa...
Quem sabe conseguirás atingir mais rapidamente o nivel de tolerância para com os teus semelhantes que até agora não conseguiste ainda, mesmo quando Solrac.
Continua e dá sempra noticias. Nós por cá ficamos ansiosos por saber como estão a evoluir teus novos projectos.
E o teu novo livro? continuas a escrever? esperamos todos que sim.
Um abraço cordial
Zé Ninguém